sábado, 21 de dezembro de 2019

Idoso denunciado por estupro em carta de criança é preso preventivamente no Ceará



Um idoso de 79 anos foi preso preventivamente nesta quinta-feira (19) suspeito de abusar sexualmente da própria sobrinha de 10 anos em Juazeiro do Norte, no Ceará. O crime foi descoberto após a criança escrever uma carta e desenhar uma menina sendo amordaçada, denunciando os atos do tio.

A carta foi enviada à polícia. No texto a menina descreve detalhes do crime e pede socorro. A garota ainda conta que só percebeu que era abusada sexualmente ao pesquisar sobre o assunto na internet. A criança tinha oito anos quando começou a ser violentada.

O idoso já havia sido preso em abril deste ano mas, posteriormente, o juiz que julgou o caso determinou prisão domiciliar após o idoso alegar que ele tinha problemas de saúde.

Nesta quinta-feira, o mesmo juiz que determinou prisão domiciliar revogou o pedido e expediu um novo mandado de prisão preventiva, entendendo que o idoso goza de boa saúde e que não tinha motivos para mantê-lo em prisão domiciliar.

O acusado foi preso dentro de uma academia em Juazeiro do Norte. Ele foi conduzido para a Delegacia Regional da cidade.

Na manhã desta sexta-feira (20), a polícia retirou a tornozeleira eletrônica dele e encaminhou o idoso para a cadeia pública de Juazeiro do Norte. Ele foi autuado por estupro de vulnerável.

Denúncia em desenhos
Além do texto na carta, a menina utilizou desenhos que representavam os abusos que ela sofria. Em uma das figuras, ela desenhou uma menina amordaçada, impedida de falar, acompanhada de palavras como “demônio”, “feia” e “psicopata”. Em outra parte da figura, a vítima desenhou um rosto de uma pessoa sorrindo, seguido das palavras “meiga”, “maravilhosa” e “fofa”.

A garota relatou ainda que tentava fugir do suspeito durante os abusos sexuais, mas não conseguia. Após anos de violência, a vítima revelou para a mãe que era violentada. “Ele vinha para cima de mim, passava a mão em mim. Eu tentava evitar mas não conseguia”, escreveu a menina.

Outras vítimas do acusado
A mãe da menina afirma que o acusado também abusou dela quando era criança. Ela passou a desconfiar do comportamento da filha em março deste ano e então procurou a polícia e denunciou o suspeito. “Foi quando ela me contou tudo que estava acontecendo com ela. Eu tenho fé que ele vai ser condenado. Eu quero que ele pague na cadeia”, diz.

Após a denúncia, outras vítimas foram encorajadas a fazer o mesmo. “A gente já descobriu que outras seis crianças foram vítimas”, revela a mãe, ressaltando a importância de buscar os órgãos responsáveis.

A família registrou boletim de ocorrência na Delegacia Municipal de Juazeiro do Norte, que decretou a prisão preventiva do idoso. Em setembro, por conta da idade avançada e de ter alegado problemas de saúde, a medida foi substituída por uma prisão domiciliar.

*Sob supervisão de Levi de Freitas



Por Isayane Sampaio* e Edson Freitas, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário