A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada pela Prefeitura de Fortaleza e se estende até o dia 31 de agosto. Na capital, 114 postos de saúde irão oferecer as doses, que deverão ser preferencialmente ofertadas a pessoas entre 20 e 49 anos de idade, no horário das 7h30 às 18h30.
De acordo com a assessora técnica de Imunização de Fortaleza, Renata Dias, o município, até o momento, não possui nenhum registro de caso confirmado de sarampo. O que demonstra, segundo Renata, que a cidade tem conseguido barrar a transmissão do vírus. Esta é a quarta etapa da campanha nacional, que tem o objetivo de diminuir as chances de propagação da doença.
Ainda conforme a SMS, a partir desta terça-feira (21), os postos também estarão imunizando a população em geral contra a gripe, que protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacinação segue enquanto ainda houver estoque de doses.
Campanha nacional contra o sarampo
Iniciada no dia 7 de outubro de 2019, a campanha de vacinação contra o sarampo contemplou, em sua primeira fase, crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não tinham sido imunizadas ou que estavam com o esquema de vacinação incompleto. A população de crianças foi 100% atingida na meta mensal. O Ministério da Saúde também implementou a dose zero para crianças a partir de seis meses de idade até 11 meses e 29 dias.
A segunda fase da Campanha Nacional contra o Sarampo ocorreu do dia 18 a 30 de novembro e teve como público-alvo adultos de 20 a 29 anos que não tomaram as duas doses da vacina, ou que estavam com o esquema incompleto.
Já a terceira etapa ocorreu entre 10 de fevereiro e 13 de março deste ano e foi voltada para crianças e jovens de 5 a 19 anos que nunca tomaram nenhuma dose ou tinham registrado apenas uma dose na caderneta.
Vacinação
A vacina tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola, faz parte da rotina de imunização e, por isso, está disponível durante todo o ano nos Postos de Saúde. O esquema vacinal compreende duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, com a tetraviral (sarampo-caxumba-rubéola-varicela). Em situação de surto da doença, a dose zero é instituída para crianças a partir de 6 meses de idade, sob orientação do Ministério da Saúde.
Dos cinco até os 29 anos, são indicadas duas doses, com intervalo de 30 dias. Já dos 30 até os 59 anos, uma dose é suficiente. A avaliação da necessidade de vacinar ou não é feita pelos profissionais que atuam nos postos, a partir da avaliação da caderneta de vacinação do usuário.
Campanha nacional contra a gripe
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi encerrada oficialmente pelo Ministério da Saúde no dia 30 de junho.
A Prefeitura de Fortaleza estendeu o prazo para o público-alvo da terceira etapa até o dia 20 de julho. Cerca de 85% dos fortalezenses que possuem os requisitos para vacinação foram vacinados, o que corresponde a aproximadamente 707 mil pessoas.
Renata Dias ressalta que a vacina faz parte de uma campanha anual do Governo Federal. “Quem ainda não se vacinou deve procurar uma das salas de vacinação nos 114 Postos de Saúde do Município para se imunizar”, lembra.
Por G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário