terça-feira, 21 de julho de 2020

Camilo Santana envia projeto de lei à Assembleia para criação de auxílio a catadores de lixo, no Ceará



O governador Camilo Santana anunciou, na noite desta segunda-feira (20), que enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que autoriza o pagamento de um auxílio mensal aos catadores de lixo e resíduos sólidos em todo o Ceará. Segundo ele, o valor do benefício é deve ser de um quarto do salário mínimo, o que equivale a R$ 261,00. A votação deve ocorrer ainda esta semana.

"A Assembleia Legislativa deverá votar ainda nesta semana um novo auxílio: o Auxílio Catador para aqueles profissionais que trabalham com a coleta seletiva de lixo e resíduos sólidos em todo o Ceará. Muitas famílias vivem dessa atividade. Já era um programa que tinha um planejamento de realizar aqui no estado. Esperamos atender a centenas de milhares de profissionais que trabalharam nessa área importante no estado para receber um auxílio que vai representar algo em torno de um quarto do salário mínimo por mês", disse.

Ainda não há um prazo para o início do pagamento do auxílio, uma vez que a concessão do benefício ainda depende da aprovação na Assembleia. "Espero que este projeto de lei seja aprovado o mais rápido possível pela Assembleia Legislativa para que a gente possa colocar em prática essa ação de apoio social tão importante aqui para o estado do Ceará, concluiu.

Números da Covid-19 no Ceará
O Ceará registrou 7.256 mortes em decorrência da Covid-19 e 147.818 casos confirmados da infecção, conforme dados da plataforma IntegraSUS atualizados pela Secretaria Estadual da Saúde às 17h42 desta segunda-feira (20). O número de recuperados chegou a 122.320.

Fortaleza, cidade com os maiores índices da enfermidade, chegou a 39.891 casos, com 3.613 óbitos. A capital entrou na fase 4 do processo de reabertura econômica nesta segunda-feira (20). Bares, academias e aulas presenciais continuam paralisados e restaurantes tiveram o horário de funcionamento estendido.

A plataforma indica que há ainda 72.494 casos em investigação e 609 mortes suspeitas de terem sido causadas pelo novo coronavírus. O Ceará já realizou 385.250 exames para detectar o novo coronavírus.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), as cidades com maior número de diagnósticos positivos são Caucaia, com 4.722 casos e 302 mortes, e Maracanaú, 4.660 diagnósticos positivos e 219 óbitos. Também na RMF, Maranguape registra 2.966 casos da doença e é a sexta cidade em número de confirmações, com 104 óbitos.

Sobral, segunda cidade do Ceará em número de casos, concentra 8.953 registros e 268 mortes. Na Região do Cariri, Juazeiro do Norte concentra 4.703 casos confirmados e 177 falecimentos pelo novo coronavírus. Cidades mais afetadas pela pandemia, Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu estão em lockdown.

O número de casos diagnosticados também chama atenção nas cidades de Quixadá (2.394), Acaraú (2.074), Tianguá (2.070), Camocim (2.047) e Crato (2.009).

Veja outras informações da plataforma:
  • A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 69%;
  • A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 40,45%;
  • A letalidade da doença no Estado é de 4,9%

Os números apresentados pela Sesa são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Veja como ficam as regiões no plano de retomada econômica:
  • A capital cearense avança para a fase 4;
  • Demais cidades da macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 3;
  • Macrorregião do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe permanecem na Fase 1;
  • Região Norte avança para fase 1;

Cidades da região Cariri e Centro-Sul mais afetadas (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu) seguem em isolamento social rígido, permanecendo na fase de transição da economia.

Veja o que pode reabrir na 4º fase do plano de transição em Fortaleza

  • Restaurantes no período noturno, até às 23h;
  • transporte interestadual de passageiros;
  • locação de automóveis com motorista;
  • comércio de produtos não essenciais;
  • atividades religiosas (100% da capacidade).



Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário