quinta-feira, 29 de junho de 2023

Por conta do bom nível, bacia da Grande Fortaleza não irá receber águas do Castanhão pelos próximos meses


A Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza não irá receber as águas do açude Castanhão pelos próximos sete meses. A decisão foi tomada pelo Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará (Conerh), em sua 112ª Reunião, que levou em consideração o bom nível de água acumulada no reservatório.

Enquanto a Bacia da RMF está com o volume atual equivalente a 80,6% de sua capacidade, o açude Castanhão, maior reservatório do Estado, registrou 31,28% de sua capacidade total. Por conta do nível do reservatório da Grande Fortaleza, o Conselho definiu que não irá transferir água para a Região, o que é feito pelo Eixão das Águas, até o dia 31 de janeiro de 2024.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, destacou a situação favorável na Região Metropolitana.

"No ano de 2022 os reservatórios da Região Metropolitana de Fortaleza atingiram 100% [da capacidade]. Neste ano o cenário foi bem parecido, chegando a mais de 90%. Com esse aporte, será possível, mais uma vez, não realizar a transferência de água do Açude Castanhão para a Região", disse Robério Monteiro.

O Conerh é composto por 24 conselheiros distribuídos entre representantes de Secretarias e demais instituições estaduais com atuação na gestão ou no uso dos recursos hídricos; além de Comitês de Bacias Hidrográficas e outras entidades da área.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário