quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pirarucu com mais de dois metros e pesando 100 kg é pescado em Jucás

Um pirarucu com mais de dois metros e pesando 103 quilos foi pescado, ontem, quarta-feira, dia 5, em uma lagoa na Fazenda Riachão, zona rural de Jucás.

O grupo de pescadores amadores ficou surpreso ao içar o peixe. Segundo os pescadores foram quase duas horas para tirar o pirarucu da água. “Nunca vi na nossa região um pirarucu desse tamanho”, disse Mikael Holanda.

Com esforço, os pescadores colocaram o pirarucu no bote. A surpresa foi geral.

O proprietário da fazenda, empresário José Alves de Oliviera, mais conhecido por Zenir, dono de uma rede de lojas de eletrodomésticos, foi chamado para conferir o tamanho do peixe.

“Nunca imaginei que pudesse ter um peixe com este tamanho na minha fazenda, agora é registrar e mostrar para todos que não é conversa de pescador”, brincou Zenir.

O pirarucu pescado em Jucás está dentro do tamanho normal para a espécie.

De acordo com a enciclopédia Wikipédia, o pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce fluviais e lacustres do Brasil. Pode atingir três metros e seu peso pode ir até 200 Kg. É um peixe que é encontrado geralmente na Amazônia, mais especificamente nas áreas de várzeas, onde as águas são mais calmas.

Este peixe é um dos maiores de água doce do mundo, e conhecido também como o bacalhau da Amazônia.Seu nome vem de dois termos indígenas: pira, “peixe”, e urucum, “vermelho”, devido a cor de sua cauda.

Blog Centro Sul
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário