sexta-feira, 2 de março de 2012

Orós ficou em 1º lugar no IDSUS 2012 entre os municípios da 17a CRES

Entenda a notícia:

Saúde criou índice para avaliar qualidade do SUS

O acesso e a qualidade dos serviços de saúde do país agora serão avaliados de forma mais transparente. O Ministério da Saúde lançou na tarde de 1º de Março o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS 2012), ferramenta que avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência). O índice verificou como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

“Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde, o IDSUS 2012 servirá de base para que os dirigentes dos três níveis – federal, estadual e municipal – tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O IDSUS avalia os serviços dos municípios, regiões e estados com pontuação de 0 a 10 e mede o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados. “Como vivemos em um país com grande diversidade, a avaliação considera a existência de seis grupos homogêneos de municípios, que possuem características similares como população, perfis socioeconômicos e epidemiológicos.

A capital com a melhor avaliação do IDSUS 2012 foi Vitória (ES). A cidade faz parte do grupo homogêneo 1 e tirou nota 7,08. Conforme o prefeito da capital, João Coser, essa nota reflete a ampliação da rede de saúde, começando pela área de infraestrutura. “Nós fizemos uma rede de unidades de saúde, de pronto atendimento, de CAPs. Nós temos hoje 28 unidades e oito centros de referência, e isso nos permitiu estar presentes em todos os cantos, principalmente, nos bairros mais populares, onde nós precisamos ajudar na orientação das pessoas. Do ponto de vista do servidor, oito anos atrás, nós tínhamos 30% dos servidores contratados por concurso público. Hoje nós temos 95% de servidores contratados, plano de cargo e salário. Um processo de envolvimento e valorização do servidor”, destacou o prefeito.

Toda a sociedade pode conferir a avaliação dos municípios pelo endereço www.saude.gov.br/idsus O levantamento de dados para divulgação do IDUS será realizado a cada três anos.

Avaliação – O IDSUS faz parte do Programa permanente de avaliação do SUS. Esse é mais um instrumento que o Ministério da Saúde criou para avaliar o SUS, assim como a Carta SUS, que começou a ser enviada aos usuários em janeiro deste ano. A ideia é aproximar, cada vez mais, o Ministério aos cidadãos brasileiros.

O IDSUS avaliou os 184 municípios do CE e dos 7 municípios da 17a CRES Orós ficou em 1o lugar!!!!

Município Nota IDSUS

Orós 5,84

Cedro 5,50

Baixio 5,32

Umari 5,16

Lavras da Mangabeira 4,97

Ipaumirim 4,80

Icó 4,26


http://www.blog.saude.gov.br/saude-cria-indice-para-avaliar-qualidade-do-sus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário