terça-feira, 6 de março de 2012

Orós tem melhor nota da 17ª Cres em avaliação sobre saúde

Nos últimos anos, a Administração Orós que o Povo Quer tem investido fortemente na saúde, contratando mais profissionais, ampliando o atendimento no município, construindo novas Unidades Básicas de Saúde e adquirindo equipamentos mais modernos. Esses investimentos têm gerado ótimos resultados na saúde de Orós, o que tem sido reconhecido por iniciativas como o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS 2012), lançado na última quinta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde.

Conforme o IDSUS, Orós obteve o melhor resultado da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (Cres), com nota 5,84. Em seguida, estão os municípios de Cedro (5,50), Baixio (5,32), Umari (5,16), Lavras da mangabeira (4,97), Ipaumirim (4,80) e Icó (4,26).

O IDSUS avaliou, entre 2008 e 2010, os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência). O índice verificou como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

O índice avalia os serviços dos municípios, regiões e estados com pontuação de 0 a 10 e mede o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados. Toda a sociedade pode conferir a avaliação dos municípios pelo endereço www.saude.gov.br/idsus. O levantamento de dados para divulgação do IDUS será realizado a cada três anos.

Dháfine Mazza
Jornalista (MTE 2157/CE)
MSN: dhafine@hotmail.com
Celular: (85) 9919-5969

Nenhum comentário:

Postar um comentário