sábado, 26 de dezembro de 2015

TREMOR DE TERRA É REGISTRADO EM IRAUÇUBA NO DIA DE NATAL

Um tremor de terra de magnitude estimada em 3.8 foi registrado na manhã desta sexta-feira, 25, dia de Natal, em Irauçuba, 198 km de Fortaleza. O fenômeno foi identificado por moradores da região e confirmado pelos sismógrafos de monitoramento do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN).

Segundo o Labsis/UFRN, o tremor ocorreu às 8h53min (11:53 UTC) e foi registrado na estação de Pau dos Ferros. Em outubro, O POVO noticiou que mais de 100 tremores foram registrados em pouco mais de um mês em Irauçuba.

A Defesa Municipal informou que o tremor desta manhã foi forte e durou cerca de 10 segundos. O fenômeno foi sentido em localidades como Passarinho, Coité, Juá e Boa Vista, além da cidade de Canindé.
Uma moradora da localidade de Passarinho relatou ao Labsis que portas e janelas vibraram com o tremor apontado com um dos mais fortes deste ano. Em 1991, eventos do tipo ocorreram ao longo de um ano e chegaram à intensidade de 4.4.

Saiba mais
Apesar do monitoramento, não é possível prever novos abalos e dimensioná-los quanto à intensidade. Diferente dos terremotos que acontecem no Chile, localizado na borda das placas tectônicas da Terra, os do Ceará ocorrem “entre placas”.


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário