quarta-feira, 15 de julho de 2020

Camilo Santana anuncia aulas presenciais fora da 4ª fase de retomada da economia no Ceará



O governador Camilo Santana anunciou na manhã desta quarta-feira (15) que as aulas presenciais e série de atividades foram excluídas da lista de segmentos que podem funcionar na próxima fase do plano de retomada, a etapa 4. Além das aulas, bares, cinemas, academias, shows e espetáculos não têm data prevista de volta.

A fase está prevista, até o momento, para começar em 20 de julho em Fortaleza, já que a cidade está atualmente na etapa 3. Camilo não informou se a fase 4 começa, de fato, na segunda, na capital.

Camilo ressaltou que haverá um comitê que realizará reuniões para decidir qual será o melhor momento das atividades.

"Vamos avaliar, discutir, o comitê vai se reunir com esses segmentos e vai avaliar a forma híbrida (nas escolas), uma parte presencial", comentou Camilo sem estimar possíveis datas para volta das aulas presenciais ou dos demais setores citados.
O gestor afirmou durante a entrevista ao Sistema Verdes Mares que além das escolas, shows, espetáculos, academias e bares estão fora da próxima fase do plano de retomada da economia no Estado. "Além das escolas, devem ser mantidos fora [da 4ª fase], shows, eventos, espetáculos, além de cinemas, bares e academias que serão reavaliados", disse.

As atividades presenciais em escolas, cursos, faculdades e universidades públicas e privadas estão suspensas no Ceará desde março. "Essa é uma forte preocupação nossa, o que o comitê decidiu não é uma decisão individual do governo, do prefeito, é de uma equipe de profissionais que alertam", afirmou.

Lei que obriga uso da máscara
Camilo Santana afirmou também que uma lei que determina multa para quem for flagrado sem máscara no Ceará foi aprovada pela Assembleia Legislativa. A casa deverá determinar o valor da multa, como também a maneira de como vai ser feita a fiscalização. A Lei Nº 17.234 entrou em vigor na última sexta-feira (10).

"A Assembleia Legislativa vai discutir essa semana os valores da multa, como será o procedimento da cobrança, quais órgãos vão cobrar ou fiscalizar, se são órgãos do município, o que deverá ser porque tem que ter a competência para realizar esse tipo de ação. Caberá à Assembleia a definição. Durante essa semana vai ocorrer, se não me engano amanhã ou depois, uma sessão para fazer essa definição".

Veja como estão as regiões no plano de retomada econômica:
  • A capital cearense continua na etapa 3, e as barracas de praia podem funcionar;
  • Demais cidades da macrorregião de Fortaleza seguem na Fase 2;
  • Macrorregião do Sertão Central, Litoral Leste seguem na Fase 1;
  • Região Norte para fase de transição;
  • Cidades da região Cariri e Centro-Sul mais afetadas (Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu) seguem em isolamento social rígido "por mais uma semana".
  • Casos no Ceará
  • O Ceará ultrapassou a marca de 7 mil mortes por Covid-19, com 7.020 mortes registradas. O estado ainda contabiliza 140.956 casos confirmados da doença, conforme dados da plataforma IntegraSUS atualizados às 4h48 desta quarta-feira (15). O número de pessoas recuperadas da enfermidade é de 114.883.


O total de testes realizados no Ceará para detectar a infecção pelo Sars-Cov-2 é de 362.842. O número de casos em investigação, à espera do resultado dos exames, é de 72.423.

Fortaleza chegou a 3.542 mortes. Ao todo, a capital contabiliza 38.337 casos. A capital tem oito semanas de redução de mortes e de casos. Desde segunda-feira (13), as barracas de praia e agências de turismo puderam reabrir na capital cearense. Jogos de futebol sem torcida também foram retomados.

As duas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza que concentram os maiores índices do novo coronavírus são Caucaia e Maracanaú, com 4.597 e 4.504 casos, respectivamente. Caucaia é o segundo município no número de mortes, com 303 confirmações. Maracanaú já registrou 215 óbitos.

Depois da capital, em quantidade de casos, está Sobral, com 8.640 diagnósticos positivos e 261 mortes. Juazeiro do Norte, no Cariri, registra 4.337 casos confirmados e 159 mortes pelo novo coronavírus.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

O plano de retomada das atividades não essenciais tem um ciclo de transição em quatro fases. E cada uma dura 14 dias. Os municípios do Ceará estão em diferentes estágios em relação ao plano conforme a gravidade do cenário da doença, sendo a capital a cidade com maior nível de reabertura.


Por G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário