quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Secretaria da Justiça do Ceará fecha Instituto Penal Paulo Sarasate

Unidade não apresenta condições de segurança e de direitos humanos.
290 presos serão transferido hoje quinta-feira.

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE) realiza, na manhã desta quinta-feira (15), a desativação total do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz. ao todo, 290 presos serão transferidos para outras unidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Este é o terceiro prédio totalmente desativado nesta gestão da Sejus-CE por não apresentar condições de segurança e de direitos humanos aos apenados.

A Coordenadoria do Sistema Penitenciário e a Polícia Militar são responsáveis pela operação de desativação, que conta com a participação de 50 agentes penitenciários do Núcleo de Segurança e Disciplina, 30 agentes penitenciários do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), 110 policiais militares do Batalhão de Choque, Canil, Gate e Batalhão de Policiamento e Guarda dos Presídios, além de três equipes de Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Justiça e Cidadania. Os 290 presos do IPPS serão alocados em outras unidades penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza, de acordo com a classificação de cada uma delas.

43 anos
O Instituto Penal Paulo Sarasate é o mais antigo presídio do Estado que estava ainda em funcionamento. A estrutura da unidade, que completaria 43 anos no próximo domingo (18), não atendia mais aos critérios de edificação prisional brasileira definidos pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Segundo a secretaria, a unidade já passava por um longo processo de esvaziamento, tendo sido interditada algumas vezes pela Justiça. Em 3 março de 2010, o juiz titular da Vara de Execução Penal e Corregedoria de Presídios do Fórum Clóvis Beviláqua, Luiz Bessa Neto, determinou a interdição do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) e fixou o prazo de dois anos para que a unidade fosse desativada, tendo à época 1.116 presos, ficando proibido assim o recebimento de internos. Em 15 de janeiro de 2013, a Justiça prorrogou em 10 meses o prazo para a desativação total da unidade, previsto para outubro de 2013.

Classificação
A Secretaria da Justiça e Cidadania informou que vem trabalhando na definição do perfil de cada unidade prisional da RMF por meio de uma classificação que permita separar os presos por grau de periculosidade, natureza do delito e regime.

Conforme normatização das unidades penitenciárias feita pela Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe) há unidades específicas para o cumprimento dos regimes semiaberto, fechado e provisório, uma unidade para presos com perfil de réu primário, alas específicas para presos que respondem a delitos contra a mulher ou sexuais.

Há também unidades cuja classificação não leva em conta o regime e sim o nível de periculosidade. Por medidas de segurança penitenciária, esta classificação não será publicizada, mas a Coordenadoria do Sistema Penitenciário tem trabalhado de maneira célere e silenciosa para diminuir as tensões no cárcere.

Desde março de 2013, os presos do sistema penitenciário estão sendo realocadas nos estabelecimentos prisionais classificados pela Cosipe, observando características supracitadas como periculosidade, situação judicial e natureza do crime. Atualmente, todos os presos da Região Metropolitana de Fortaleza recebidos das delegacias também passam pela avaliação da Comissão de Avaliação, Transferência e Gestão de Vagas (CATVA) que determina o perfil do interno e define qual unidade será destinado.

O IPPS
O IPPS foi inaugurado em 18 de agosto de 1970, pelo então presidente da República general Emílio Garrastazu Médici, com capacidade para 400 internos. Nas décadas de 80 e 90, o IPPS teve sua capacidade ampliada para 940 vagas, mas chegou a receber cerca de 1500 internos. Em agosto de 2013, uma solenidade foi realizada na guarita do Complexo Penitenciária do Aquiraz, onde foi descerrada uma placa simbolizando um pedido formal de desculpas do Governo do Estado do Ceará aos ex-presos políticos que ficaram reclusos no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) entre os anos de 1970 e 1979.


Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário