sábado, 11 de outubro de 2014

Resultado do primeiro caso suspeito de Ebola no Brasil foi negativo

Ministério da Saúde informa que o exame para diagnóstico etiológico do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola teve resultado negativo. Porém, a confirmação só deve ocorrer após a realização de um segundo exame, que será coletado 48 horas após a primeira amostra.
O homem, de 47 anos, saiu de Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de setembro, com conexão em Marrocos, chegando ao Brasil no dia 19 de setembro. Por apresentar sintomas como febre e ter vindo de um dos países com casos da doença, o caso foi classificado como suspeito.
O paciente deve continuar sendo acompanhado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, até resolver seu caso clínico.
O estado de saúde dele é bom, não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto.

Se o caso também for descartado como ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância para as 64 pessoas que tiveram contato com o paciente deve ser interrompido.
Neste domingo, 12, será colhida a segunda amostra de sangue, que também será enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará. O Ministério da Saúde esclarece que adotou todos os procedimentos necessários para a interrupção de uma possível cadeia de transmissão do vírus. E adotou todos os procedimentos previstos no Regulamento Sanitário Internacional.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário