terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Aluna com recorde de mais jovem doutora do país estudou em escola pública

A cearense Bruna Mara Machado Ribeiro (29) ganhou o recorde oficializado pelo RankBrasil, sistema de homologação de recordes brasileiros, como a brasileira mais jovem que concluiu um doutorado. Bruna se formou pelo programa de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), conseguindo se formar aos 26 anos. Idade essa que a possibilitou superar o recorde brasileiro.

Para Bruna esse título não a envaidece, mas é reconhecimento da construção de uma história. "Tem toda uma história por trás de pessoas envolvidas. Meu pai, minha mãe, professores de colégios, meus amigos que me incentivaram, a orientadora que acreditou em mim e confiou que eu podia concluir o doutorado, não é o título em si", fala.

Dificuldades em escola pública

Ela estudou escola pública, concluiu o ensino médio, fez faculdade e mestrado e em 2013 começou o doutorado. "Estudar em colégio público é passar por dificuldades, tem greve, tem dia que a professora falta, mas também a gente se depara com gente que tem amor pelo ensino, tem vontade de educar, eu tive sorte de encontrar bons professores", diz.

Bruna Mara diz que, para conseguir o título, foi fundamenta o apoio da família. "Meu pai já trabalhou de tudo, já foi mototáxi, pedreiro, motorista, garçom. Então eu sei que tudo isso, ele fez para garantir que eu tivesse dentro de uma sala de aula, estudando. Não é uma história fácil e sim história de superação."


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário