quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

MAIOR CHUVA DO ANO EM FORTALEZA CAUSA ALAGAMENTOS E TRANSTORNOS



Fortaleza registrou, entre o período das 7 horas de quarta-feira (17) às 7 horas desta quinta-feira (18), a maior chuva do ano, com 20,6 milímetros (Posto Messejana), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A precipitação causou alagamentos em diversas ruas e avenidas da capital. Conforme a a Funceme, choveu 24,0 milímetros somente nesta quinta-feira.

A Defesa Civil de Fortaleza recebeu vários chamados desde a madrugada. Segundo o órgão, não houve nenhum chamado para desabamento ou ocorrência grave. A maioria, de acordo com Defesa Civil, é de vias alagadas por causa de bueiros entupidos.

O órgão informou que foram constatados alagamentos na Avenida Perimetral, próximo a Rua Coronel Carvalho (Campo do Ferroviário) e Rua Cônsul Gouveia, no Bairro Carlito Pamplona.

Várias equipes estão nas ruas e a Defesa Civil deve divulgar um boletim com as ocorrências ao meio dia de quinta. Por volta das 7h, uma equipe do órgão se deslocou para o Rio Maranguapinho, no Bairro Siqueira, para fazer um monitoramento e saber se há risco de inundação.

Segundo o supervisor da unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as causas das chuvas neste período são devidos ao “Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN)”, que atua no Ceará. Esse sistema meteorológico é atuante nesta época, mas já está em processo de dissipação.

“No período que encontramos, na pré-estação chuvosa, no mês de janeiro, os sistemas meteorológicos se formam de maneira rápida e de um dia para outro podemos observar uma variação da condição meteorológica. De claro, com sol, com poucas nuvens, com tempo praticamente sem nuvens para repentinamente a condição de chuva que surgem em seguida do tempo bom”.

Semáforos apagados
Por causa das chuvas, alguns semáforos de Fortaleza apresentaram problemas. Há semáforos sem funcionar na Avenida Domingos Olímpio, no trecho entre as Ruas Jaime Benévolo e Padre Mororó. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e do Via Livre já foram para os cruzamentos para orientar os motoristas. Apresentam também problemas semáforos na Avenida Bezerra de Menezes.

A AMC informou que está contabilizando o número de equipamentos com problemas devido à chuva.

Dentre os 845 semáforos existentes em Fortaleza, apenas 17 registraram problema na manhã desta quinta-feira (18) em virtude de oscilações na rede de energia. Agentes de trânsito operaram os principais cruzamentos enquanto o reparo nos equipamentos era realizado. 

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário