quinta-feira, 16 de agosto de 2018

200 mil trotes foram feitos para a CIOPS de Juazeiro do Norte, em 2018




Estima-se que 10% de todas as ligações feitas para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Juazeiro do Norte sejam trotes. O dado é referente ao total de 20 mil e 700 ligações de tipo recebidas entre janeiro e julho deste ano, segundo informou o Major Albércio Pereira, orientador da CIOPS neste município.

No mês de janeiro a Coordenadoria, que abrange Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e Civil, recebeu mais de 4 mil ligações com “brincadeiras”. A maioria delas, segundo Major Pereira, são feitas por crianças. Já as ligações ocorrências falsas são feitas por adultos através de celulares. “É um desserviço à sociedade”, afirma.

Ligações desse tipo ocupam as linhas telefônicas de emergência e podem desencadear deslocamento de efetivo às ocorrências inexistentes. “Perde-se tempo, dinheiro público e o trabalho de um policial que poderia estar prestando serviço em uma ocorrência real”, constata.

Apesar de espantoso, o alto número de ligações desse gênero é recorrente no Ceará. Em 2016, a Central 190 chegou a ultrapassar 900 mil chamadas falsas, segundo contabilizou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

Trote é crime previsto em lei, com pena de detenção de um a seis meses ou multa.



Por Alana Soares/Agência Miséria
Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário