sexta-feira, 26 de julho de 2019

Terra volta a tremer no Sertão do Ceará; laboratório registra tremor de 3.0

O sertão do Ceará voltou a apresentar atividade sísmica nessa quinta-feira (24), segundo dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Desta vez, um tremor de magnitude 3.0 foi registrado na cidade de Quixeramobim.

Na última quarta-feira, foram contabilizados mais de 100 abalos nas cidades de Madalena, Quixeramobim e Boa Viagem. Desde o dia 17 de março deste ano, o LabSis registrou mais de 1.200 tremores na região.

Segundo o Laboratório, o abalo em Quixeramobim foi registrado às 21h44 e sentido nas localidades de Fogareiro, São Joaquim, Agrovila de Passagem, Carnaubinha, Veneza do distrito de Manituba, Poço Cercado do distrito de Damião Carneiro e povoado de Pau Ferro.

De acordo com a Defesa Civil de Madalena, além de Quixeramobim, há relatos de tremores também em diversas localidades de Madalena e Boa Viagem, cidades do Sertão Central. Em nota, o órgão comunicou que o município está em alerta e fazendo monitoramento da situação.

Segundo o sismólogo Eduardo Menezes, do LabSis, este é um momento de muita atenção, pois a atividade sísmica da região pode parar de repente ou gerar um terremoto de maior magnitude. 

Durante a madrugada de quinta-feira (24), foram registrados 102 tremores de baixa intensidade na região. O maior abalo registrado foi de magnitude 2.5, ocorrido às 2h46 na cidade de Boa Viagem.



Por João Boaventura Neto / Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário