terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Até 90% das demandas de saúde serão atendidas regionalmente, diz Camilo



Mais de 80% da população cearense depende da rede pública de saúde e, com este percentual em vista, o governo vem investindo em mudanças no Estado. Durante o Fórum Estratégico da Saúde, realizado ontem, 10, foram debatidos projetos de transparência, acessibilidade e tecnologia que cooperam para a qualidade do serviço de informação e saúde pública do Estado. A discussão tem base na Plataforma de Modernização da Saúde, lançada em 2019, e que compreende ações e mudanças na gestão.

"Este é um momento de autocrítica. Vamos falar de tudo que deu certo e, principalmente, do que não deu certo no planejamento da saúde em 2019. Nós entendemos que é uma forma nova de fazer política e de prestar esclarecimentos", enfatiza o secretário da Saúde Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto. Ele ainda coloca como meta e promessa que todos os anos a pasta apresente "todos os dados" da saúde cearense.

De acordo com o governador Camilo Santana, também presente na reunião, esse processo de regionalização prioriza territórios que têm maior deficiência de estrutura e possuem maior demanda de políticas públicas para a Saúde. "Historicamente, as ações sempre se concentraram em Fortaleza, e no Interior a política pública era uma ambulância para mandar o paciente para a Capital", avalia. Agora, a meta é que "até 90% das demandas de saúde sejam atendidas regionalmente".

Neste processo, em 2020, os hospitais regionais do Cariri, Sertão Central, Jaguaribe e Sobral "vão implantar cardiologia de porta aberta para atender infarto; neurologia para atender AVC; politraumatismo para não ter que vir até o IJF; oncologia para diminuir os deslocamentos", contou o secretário. "Esses processos estão em andamento e serão implantados porque é o que mata e o que sofre", afirma.

Outro ponto destacado durante o evento e que figura entre os objetivos estratégicos para o setor no Estado é a integração dos dados de pacientes e da rede de atendimento. "O Ceará é hoje um dos estados que têm a melhor rede estrutural de saúde, do ponto de vista físico. O passo que se dá agora é melhorar a conectividade, a eficiência e a gestão dela", afirma o governador. "Vamos integrar as 1.657 unidades básicas de saúde com a rede estadual para que tenha os dados dos pacientes em qualquer local que ele busque atendimento." Ao mesmo tempo, o Governo afirma estar estabelecendo parcerias com farmácias "não só para garantir os medicamentos, mas também para integrar os dados e atender da melhor forma possível".

O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário