segunda-feira, 27 de março de 2023

Brasil tem recorde de pessoas resgatadas em trabalho escravo; em três meses, foram 918 vítimas



Quase mil trabalhadores foram resgatados, entre 1º janeiro e 20 de março deste ano, em situação análogada à escravidão. À pedido do G1, os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que fez o resgate de 918 trabalhadores. 

Esse valor é o maior registrado no País desde 2008, quando o número de resgates chegou a 1.456. Valores expressivos de resgates também foram registrados em 2018, quando 705 casos foram registrados, e em 2009, quando foram 888.

Em entrevista à GloboNews, José de Lima Ramos Pereira, procurador-geral do Trabalho, disse que há vários fatores que contribuem para esse aumento neste ano, entre eles os casos recentemente identificados no Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.


COMBATE

“Não é só em uma região, todo o Brasil está contaminado com essa chaga”, disse. Para ele, a conscientização tem contribuído para o combate a esse tipo de crime. 


CEARÁ

Entre os estados brasileiros, o Ceará foi o 8ª em quantidade de casos. Totalizando 18. Já Goiás e Rio Grande do Sul lideram com maior volume de trabalhadores em situação análoga à de escravidão.

918 resgates entre janeiro e 20 de março deste ano

No estado do Centro-Oeste, foram resgatadas 365 pessoas. Em um só caso, em lavouras e usinas de cana-de-açúcar nas cidades de Itumbiara, Edéia e Cachoeira Dourada, foram identificados mais da metade. 


Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário