quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Catracas duplas vão ser removidas dos ônibus de Fortaleza, diz prefeito



As catracas duplas dos ônibus de Fortaleza serão removidas, segundo o prefeito José Sarto (PDT). Ele falou da decisão nesta terça-feira (5) em transmissão nas redes sociais. Sarto afirmou também que vai reforçar a fiscalização para que os veículos do transporte público rodem com o ar-condicionado ligado. Hoje, 960 veículos do transporte público municipal possuem esse modelo de catraca — o que representa 66% da frota.

"Nós da prefeitura demos 20 dias para que as empresas adaptem e removam essas catracas e dentro de 15 dias começaremos uma fiscalização para saber se já retiraram mesmo. Vocês podem me ajudar para ver se ainda existem essas catracas", disse o prefeito.

As catracas mais altas foram alvo de críticas dos passageiros, que relataram constrangimentos e dificuldades para conseguir passar pelo dispositivo, principalmente quem carrega bolsas, mochilas e embalagens. O item foi, inclusive, pauta na Câmara Municipal e entre o Ministério Público do estado.

Em abril deste ano, a instalação de catracas do novo modelo foi suspensa enquanto os órgãos responsáveis discutiam novos modelos. A frota do transporte público municipal chegou a rodar com 60% dos ônibus com o modelo duplo. Um novo modelo chegou a ser apresentado como alternativa, mas o prefeito garantiu que a catraca dupla deve ser retirada por completo.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), em nota, disse estar ciente das recentes solicitações da Prefeitura de Fortaleza, embora não tenha sido informado oficialmente.

"A entidade informa que a expansão das novas catracas está suspensa há aproximadamente quatro meses e reforça que está empenhada em encontrar soluções adequadas no prazo estabelecido pela prefeitura. Reiteramos nosso compromisso contínuo com a população e com as autoridades", complementou o sindicato.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário