sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Cultura e serviços se destacam no Centro Histórico de Icó

Icó. Com mais de 90 atrações, dez eventos paralelos, oito exposições e quatro oficinas, a programação do IV Festival da Cultura Icoense (Icozeiro) atrai moradores e visitantes da região Centro-Sul / Vale do Salgado. O evento prossegue até o próximo dia 30 e ocorre em meio às celebrações do novenário em louvor ao Senhor do Bonfim, tradicional festa religiosa do Ceará.

Centro Histórico

Nesse período do ano, o Centro histórico de Icó, uma das cidades mais antigas do Ceará, vivencia um clima de festa social, cultural e religiosa. A programação neste ano foi ampliada e inclui atividades artísticas de teatro, dança, música, exposições, debates, palestras, lançamentos de livros e documentários.

O festival é realizado no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "É o maior evento cultural independente da região, marcado pela multiplicidade e diversidade na programação ofertada", observa o coordenador do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Icó, professor Anselmo dos Santos.

O acesso à programação é gratuito. Dentre os eventos paralelos há o V Jogo Beneficente em prol do Natal sem Fome, o I Concurso de Composição Simplício Delfino Montezuma e o II Concurso Literário Icoense Poeta José de Oliveira Neto, além da Virada Cultural e a Semana Sustentável, que contará com a presença da Nave Coelce, entrega do Troféu Louro Verde, lançamento da exposição "Pintando o Meio Ambiente" e palestras.

Doação de Sangue

A abertura foi com a Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea, em parceria com o Hemocentro de Iguatu. Em seguida, um cortejo brincante percorreu ruas do entorno do Largo do Thebérge, no Centro Histórico. Houve apresentações de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Icó e do Colégio Senhor do Bonfim.

Quem visitar a cidade nesses dias terá oportunidade de vivenciar um clima festivo. A antiga Casa de Câmara e Cadeia abriga as exposições, com destaque para "Chaplin", do Serviço Social do Comércio (Sesc) Iguatu; "Invisibilidades Simbólicas", do professor Otávio José Lemos, da Universidade Estadual do Ceará (Uece); e "A Hora do Chá", do Coletivo "Chá das Cinco".

Exposição fotográfica

A exposição de fotos "Invisibilidades Simbólicas: Patrimônio Rural - Espaço e Simbolismo nos Sertões de Icó" vem chamando a atenção dos visitantes. A iniciativa é do professor-doutor em Geografia da Uece, Otávio Costa, que percorreu a zona rural do município, colheu dezenas de entrevistas com pessoas da própria comunidade sertaneja; fez centenas de fotografias exclusivas do patrimônio rural e realizou um estudo minucioso nos sertões icoense.

Além disso, no local de realização do Icozeiro estará presente uma sala anexa destinada à cultura dos games, animes e cosplay, a SAG World, aberta durante todos os dias.

Adoção de Animais

Outra novidade é a presença de dois estandes. Um será destinado ao projeto "É O Bicho", que cuida de animais (cães e gatos) abandonados e arrecadará rações. O outro espaço será da Companhia WSA de Teatro, que receberá alimentos não perecíveis destinados ao Escambo, evento de teatro de rua que acontece em janeiro de 2015 em Icó.

O Festival da Cultura Icoense é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó) e é realizado desde 2011. O público total do evento já ultrapassou a marca de 10 mil pessoas nos três últimos eventos. Neste ano, o público é estimado em mais de sete mil pessoas durante os 13 dias de realização. Passarão pelo Centro de Arte e Cultura artistas oriundos das cidades de Icó, Orós, Acopiara, Sobral, Fortaleza e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Artistas com experiência e iniciantes se encontram em um clima de confraternização que marca o Festival Icozeiro. O evento ocorre entre o encerramento dos festejos da padroeira de Icó, Nossa Senhora da Expectação, e o início da terceira maior festa católica do Ceará, o novenário em louvor ao Senhor do Bonfim.

Em 2014, o festival conta com parcerias fortes que consolidam o seu crescimento: a Universidade Federal do Cariri (UFCA), Sesc Ceará, Centro de Ensino Tecnológico / Centro Vocacional Tecnológico (Centec /CVT) de Icó, Ares Motos e Coelce.


DIÁRIO DO NORDESTE - Honório Barbosa Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário