quinta-feira, 30 de julho de 2015

Açudes Banabuiú, Orós e Castanhão tem operações definidas em reunião da Cogerh

Os encaminhamentos definidos na Reunião com a Comissão Provisória de Acompanhamento da Operação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú realizada no dia 23 de julho, em Limoeiro do Norte, cujo objetivo foi discutir a operação dos açudes Banabuiú, Orós e Castanhão.

CASTANHÃO - No açude Castanhão foi deliberado o atendimento às comunidades Sítio Mota e Distrito de Uiraponga, instalados ao longo do riacho Livramento, ambos no município de Morada Nova, através do Eixão das Águas Trecho 1, pela descarga de fundo.

Será liberada uma vazão de 350 L/s, por no máximo 10 dias. Ficou acertado que as comunidades realizarão a limpeza no leito do riacho Livramento, possibilitando o avanço no fluxo da água que deverá atender um trecho de aproximadamente 20 km, da Descarga de Fundo do Eixão das Águas até o Distrito de Uiraponga, atendendo cerca de 500 famílias.

A Cogerh acompanhará a liberação de água ao longo do Trecho, realizando medições de vazões para não haver desperdício de água, assim como qualquer obstruções no leito do riacho Livramento.

ORÓS - No primeiro balanço hídrico parcial, o Açude Orós apresentou um saldo em sua operação de 3.739.776 m³ de água, responsável pelo atendimento de abastecimento humano das sedes municipais de Orós, Jaguaribe, Jaguaretama, de dezenas de comunidades rurais em seu entorno e no leito do rio Jaguaribe.

O hidrossistema é composto por 02 transposições [Lima Campos e Feiticeiro], perenização de 96 km do rio Jaguaribe e os múltiplos usos de montante. A vazão média aprovada para o período de 1º de julho de 2015 a 1º de fevereiro de 2016 foi de 4 m³/s, em atendimento às demandas prioritárias de abastecimento humano e dessedentação animal.

Demandas para os múltiplos usos como piscicultura, irrigação e industrial também é ofertado no hidrossistema. Ficou ainda encaminhado um estudo de alternativa de abastecimento das comunidades atendidas pelas águas da transposição Lima Campos, que terão a transposição natural suspensa em outubro de 2015 e abastecimento emergencial para as comunidades que margeiam o riacho das Almas que integra o sistema de Transposição Orós – Feiticeiro.

A Cogerh realizará, no mês de agosto, reuniões informativas nas principais comunidades rurais que margeiam a perenização do rio Jaguaribe pelo açude Orós, a fim de divulgar as diretrizes da operação para os usuários de água bruta no trecho.

A Reunião contou com a participação de 45 pessoas, entre membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, Usuários, Sociedade Civil Organizada e Poderes Públicos.

A Cogerh estava representada pela diretora de Operações, Débora Rios, e técnicos das Gerências Regionais de Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Iguatu, Crato e Fortaleza.

 Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

Nenhum comentário:

Postar um comentário