terça-feira, 14 de julho de 2015

festejos de padroeira Sra. Sant’Ana em Santana do Cariri

A população de Santana do Cariri, na região do cariri Oeste, aguarda ansiosa pelos festejos de sua excelsa padroeira Sra. Sant’Ana, que acontece de 16 a 26 . O tema desse ano é: "Com Sra. Sant'Ana sejamos uma igreja servidora e missionária, cujos festejos religiosos estão a cargo do vigário da paróquia de Nossa Senhora Santana Padre Paulo Lemos Pereira.

A festa se iniciou dia 11 com a tradicional carreata que percorre os distritos até a cidade vizinha de Nova Olinda, anunciando a festa da Padroeira, ela se concentra a partir das 16:00h no paço da igreja Matriz e ao retorno acontece a tradicional feijoada dos Avós – Sant’Ana e São Joaquim.      No dia seguinte acontece o pré-pau onde o mastro é conduzido da “serra” do São Gonçalo até o bairro Inhumas, um percurso de mais de 10 Kms, para aguardar o dia 16 que é o ápice da abertura desta grandiosa Festa, com a condução do pau da bandeira, por fieis e devotos que levam em seus ombros um jatobá   pesando quase uma tonelada do Bairro Inhumas até o patamar da Igreja Matriz.

      A Paróquia de Sra. Sant’Ana, e também da Serva de Deus Benigna Cardoso, se prepara para viver seu centenário que acontece em janeiro de 2017, mas já em 2015 realiza uma programação toda especial preparatória para a grande festa jubilar. De 16 a 26 de julho os fiéis apreciarão uma programação toda especial com missas, bingos, quermesses, pregações, e rituais católicos, como a novena que ainda é cantada em latim, e que engrandecem e louva a avó de Jesus Cristo.

    Este ano a paróquia em parceria com a Prefeita Municipal realiza um bingão na última noite de Festa. O prêmio é uma Moto Fan 125, doada pela prefeita Daniele Machado, além do   sorteio de um garrote.
   No dia 26 de Julho, dia de Sra. Sant’Ana e São Joaquim, Santana do Cariri celebra com muito júbilo o dia dos seus padroeiros, um feriado todo especial para a Capital Cearense da Paleontologia.

     Segundo o secretário de Cultura do Município, Maurício Matos, a festa é a terceira maior da região do Cariri, e configura-se como sendo uma festa de encontro dos santanenses, católicos que, ainda que moram fora, e vêm à cidade para festejar juntos e fortalecer a sua fé. O secretário também fez questão de frisar que, mesmo diante das dificuldades financeiras que o país atravessa, a cultura do município é importantíssima, por isso, só o empenho decisivo da prefeita Daniele Machado é capaz de justificar a realização dessa importante ação para a comunidade católica do município. "Além disso, a festa tem diversos desdobramentos sobre o ponto de vista econômico e social, oportunizando emprego temporário, aumento da economia local e turismo regional", acrescentou Maurício.


( Amaury Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário