terça-feira, 25 de outubro de 2016

CURSO DE HISTÓRIA EM ICÓ APRESENTOU PRODUÇÃO ACADÊMICA NA III MOSTRA UFCA NO CARIRI

Na última semana, entre os dias 19 e 21 de outubro, estudantes do curso de Bacharelado em História da Universidade Federal do Cariri (UFCA), sediado na cidade de Icó, partiparam da III Mostra UFCA e levaram a produção universitária nas áreas de pesquisa e especialmente extensão, com seis relatos de experiência.

O evento, realizado na sede da instituição de ensino superior, em Juazeiro do Norte, apresentou à comunidade acadêmica e ao público externo a produção da UFCA na pesquisa, extensão, cultura e ensino.

APRESENTAÇÕES - Na oportunidade, foi apresentado o relato de experiência "Extensão e Educação patrimonial: Relato de Experiência sobre o projeto 'Entre as Páginas da História de Icó' ", com a mostra do trabalho realizado pelos estudantes do curso, Sophia Cidrão e Simão Pedro, coordenado pelo professor Jucieldo Alexandre, no Arquivo Público Municipal de Icó com escolas do Ensino Médio público.

Outro relato, intitulado "História, Doença e Imprensa: Representações de uma Epidemia no Ceará em Meados do Século XIX" foi apresentado por Alana Angelim e com a coordenação do professor Jucieldo Alexandre.

"Preservação Patrimonial: Um processo de Educação, Memória, Cultura, Oralidade e Resgate da História da Rua do Meio" teve a coordenação da professora Jaqueline Dourado e com a presença dos estudantes Glearleton Cruz, Lucineide Ribeiro e Yuri Guedes aponta para ações realizadas na Rua General Piragibe, a "Rua do Meio", na disciplina de Educação Patrimonial.

O relato de experiência que teve a frente a professora Piscilla Régis e as estudantes Bruna Estefany, Danielle Tavares e Maria José Alexandre versou sobre o projeto "Nas Águas da Memória: História Local, Trabalho e Cultura na Ocupação da Localidade de Lima Campos, Icó-CE".

Ainda foi apresentado o relato "A Importância da Extensão Universitária para a Formação Acadêmica do futuro Historiador", com a estudante Bruna Karina de Melo e a professora Jaqueline Dourado.

"Diálogos sobre o Patrimônio: A Patrimonialização do Largo do Théberge e os Conflitos de Interesses" foi apresentado pelo aluno Lucas Alexandre, com a coordenação da professora Amanda Teixeira.

No total, foram apresentados na III Mostra UFCA 190 relatos de experiência, além de contar com 62 oficinas e 12 apresentações artísticos-culturais e esportivas. Debates, mesas redondas, rodas de conversas e programação das Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura também estiveram presentes.




Portal Orós com informações da UFCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário