quarta-feira, 10 de junho de 2020

Com retomada econômica, isolamento social cai 10,7 pontos percentuais no Ceará



Desde o primeiro decreto de isolamento social no Ceará, iniciado no dia 20 de março, o Estado registrou a menor taxa de distanciamento nessa segunda-feira, 8, com apenas 40,5%. A adesão à medida de restrição tem caído desde o dia 22 de março, quando atingiu o maior índice de isolamento, 63% - no dia 20 de março, a taxa era de 43,8%.

Os dados são da consultoria InLoco, que demonstra queda do número de pessoas em casa mesmo em períodos de lockdown e pico de casos confirmados e mortes por Covid-19 no Estado. Com a implementação da primeira fase de retomada econômica na Capital nesta segunda-feira, 8, o Ceará registrou 40,5% de isolamento. São 10,7 pontos percentuais a menos quando comparado com a taxa de de domingo, 7, que era de 51,2%.

A reportagem do O POVO acompanhou os primeiros dias da abertura comercial e observou aglomerações, em especial dentro de shoppings e nas filas de espera para entrar em estabelecimentos comerciais no Centro.

Reabertura em Fortaleza: chega a 24 número de estabelecimentos fechados por funcionamento sem autorização

"Não há data definida para início de qualquer fase", frisa Camilo sobre retomada da economia

Segundo o governador Camilo Santana, a flexibilização depende de alguns fatores, como a taxa de ocupação de unidades de tratamento intensivo (UTIs). Para o início da fase um, por exemplo, a taxa de ocupação de UTIs deveria estar em pelo menos 85%. Atualmente, o índice em unidades para adultos está em 82,14%, indica o IntegraSUS.

O Ceará chegou a 69.023 casos confirmados e 4.359 mortes pelo novo coronavírus, de acordo com dados atualizados às 17h53min desta terça-feira, 9, na plataforma IntegraSUS. Das mortes registradas, 17 ocorreram nas últimas 24 horas. 

Cenário brasileiro
O mesmo padrão é visto no Brasil. No dia 22 de março, o País teve 62,2% de adesão às medidas restritivas, a maior taxa desde então. Entretanto, registrou apenas 38% nessa terça-feira, 9.

Nesse dia, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou a reabertura do comércio na Capital a partir desta quarta-feira, 10. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também já detalhou plano para flexibilizar o isolamento em algumas regiões do estado. SP é o estado brasileiro com mais casos confirmados de Covid-19 (150.138), segundo o portal do Ministério da Saúde, atualizado às 18h45min dessa terça.


Por: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário