sexta-feira, 26 de junho de 2020

#ExposedFortal: após denúncias e repercussão nas redes, dois boletins de ocorrência são feitos sobre caso



Após a repercussão nas redes sociais envolvendo denúncias contra suspeitos de divulgarem, sem consentimento, fotos íntimas de garotas em um grupo de WhatsApp, dois Boletins de Ocorrência (B.Os.) foram registrados sobre o caso, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O vazamento dos chamados ‘nudes’ em um grupo de WhatsApp veio à tona na segunda-feira (22), no Twitter. Por meio da hashtag #ExposedFortal, vários usuários denunciaram jovens fortalezenses que seriam integrantes de um grupo de mensagens no WhatsApp no qual era compartilhado fotos íntimas de meninas.

Conforme um perfil da rede social, os integrantes do grupo avaliavam as fotos, dando notas para as imagens e chegavam a iniciar uma conversa com as vítimas, sobre o ‘nudes’.

Diversos perfis na rede social continuam fazendo publicações sobre o assunto, por meio da hashtag #ExposedFortal. Agora, o alvo das acusações também são professores de Fortaleza.

Com publicações de apoio às vítimas, a #ExposedFortal está sendo utilizada para dar continuidade às denúncias contra professores que foram publicadas na internet após a divulgação do vazamento de nudes no WhatsApp supostamente feito por um grupo de jovens.

Um das plataformas utilizadas para publicar denúncias contra docentes é um perfil do Instagram. Com cerca de 36 mil seguidores, a conta passou a publicar vários relatos de assédio que teriam sido cometidos por professores de escolas de Fortaleza contra alunas.

Na rede social, em uma das postagens, várias alunas narram episódios envolvendo um mesmo professor. “Tinham momentos em que ele pegava a minha mão e eu ficava desconfortável, ou ele alisava minha coxa. Por dentro, eu queria morrer e não sabia o que fazer”, explicou uma delas por meio de mensagem.

Casos no interior do Ceará
Encorajados pelo movimento da hashtag #ExposedFortal, usuários do Twitter utilizaram a plataforma na quarta-feira (24) para denunciar crimes sexuais que teriam acontecido em Sobral, no interior do Ceará.

Em uma das denúncias, uma jovem relatou que sofreu tentativa de estupro e assédio sexual. Em um dos casos, o suspeito teria tocado os seios dela, enquanto a vítima fazia uma avaliação física. Ele ainda teria tentado assediá-la em outras oportunidades.

O secretário da SSPDS, André Costa, também utilizou o Twitter para afirmar que a Polícia Civil irá apurar as denúncias de crimes sexuais ocorridos em Sobral. "São crimes inaceitáveis e que marcam para sempre a vida dessas garotas", destacou.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário