sexta-feira, 3 de março de 2023

Empresas pretende implantar complexo solar na região do Vale do Jaguaribe

 


Nesta quinta-feira (2), o governo do Ceará assinou um protocolo de intenção com executivos da SPIC Brasil, para construção de complexo solar em Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe.

O Complexo Solar Panati-Sitiá é uma iniciativa da parceria entre os Grupos SPIC Brasil e Canadian Solar,  ambas com atuação consolidada dentro e fora do país no setor elétrico e no desenvolvimento e operação de projetos de geração de energia através de fontes renováveis. 

A SPIC Brasil é líder mundial em energia solar e conta com dois complexos solares em obras no Nordeste do Brasil, um em Jaguaretama (Panati) e outro em Brasileira (Marangatu), no Piauí. 

O investimento será destinado à instalação de uma nova unidade em Jaguaretama, consolidando o Complexo Panati-Sitiá com oito unidades (6 Panati + 2 Sitia) em uma área de 741,57 hectares. 

De acordo com a gestão estadual, serão gerados em torno de 900 postos de trabalho, sendo 300 empregos diretos e 600 terceirizados. Os trabalhadores devem ser recrutados, preferencialmente, por meio do Sistema Público de Emprego (Sine/IDT). 

Cada nova unidade deverá produzir com potência total instalada de (MW) de 25MW e capacidade de geração de energia elétrica anual de 71.827 MW/h, podendo chegar a 292 MWp, o suficiente para o abastecimento de cerca de 350 mil residências. 

"A SPIC Brasil reconhece o grande potencial do Ceará e por isso investe em um empreendimento desse porte. A parceria com o governo do estado gera emprego, renda e transformação social. Além disso, o projeto de Panati coloca o estado em evidência no mercado internacional de energia solar.”, afirma André Pereira COO da SPIC Brasil 

O apoio acontece dentro do Programa de Incentivos da Cadeia Produtiva Geradora de Energias Renováveis (Pier), do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Indústria. 

Sobre os empreendedores 

A SPIC Brasil é parte da SPIC Global, fundada em 2015 e, atualmente, a maior geradora de energia solar do mundo e um dos cinco principais grupos geradores de energia na China. Sua matriz energética tem capacidade total instalada de mais de 203 GW, em 46 países, e é movida por mais de 130 mil colaboradores. A responsabilidade socioambiental da SPIC é fortalecida com investimento constante em inovação, pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados às pessoas e ao meio ambiente. Só no Brasil, a SPIC participa e opera mais de 3 GW em geração eólica, hidrelétrica, solar e a gás natural, além de se dedicar à pesquisa e desenvolvimento de projetos envolvendo smart energy e hidrogênio verde. 

A Canadian Solar, empresa listada na bolsa americana (NASDAQ) foi fundada em 2001 em Ontário, Canadá e opera como fornecedora global de energia, com subsidiárias comerciais de sucesso em 19 países em 5 continentes. A Canadian Solar é um líder global na fabricação de módulos fotovoltaicos solares e um fornecedor de soluções de energia solar, com mais de 14.000 funcionários em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário