segunda-feira, 29 de maio de 2023

Serpentes são a maioria dos animais resgatados no Ceará; veja o que fazer se encontrar uma

 


O número de animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBM) até abril deste ano cresceu em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2023, os bombeiros resgataram 3.875 animais no estado. Deste total, cerca de 70% foram serpentes, segundo dados da corporação.

Em 2022, de janeiro a abril, a CBM resgatou 3.421 animais no estado. No período, a proporção de serpentes resgatadas ficou no mesmo patamar do ano atual.

No Ceará, os resgates de animais são realizados pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar. A PM informa que, até o dia 25 de maio, foram resgatadas 46 cobras pelo batalhão especializado.


O que fazer se encontrar uma serpente

  • Ao encontrar uma cobra, mantenha distância. De antemão, cobras só atacam se sentirem-se ameaçadas. Manter distância é um modo de evitar que o animal se sinta ameaçado.

  • Não tente tocar na serpente, capturá-la nem arremessar objetos nela. Ao realizar qualquer uma destas ações, você pode fazer com que o réptil se sinta ameaçado e realize um ataque.

  • Retire crianças e animais domésticos das proximidades do réptil, o que ajuda a evitar que estes se aproximem da serpente e que ela os ataque.

  • Se tiver um dispositivo eletrônico com você, tente filmar ou fotografar o animal. A medida é útil para ajudar a identificar o espécime, o que é importante principalmente se você for atacado, pois as imagens vão ajudar a apontar se a serpente é peçonhenta ou não e, caso seja, a identificação da espécie auxilia na escolha do tratamento mais efetivo.

  • Após afastar-se e registrar o animal, procure uma posição em que você consiga mantê-lo no seu campo de visão, a medida auxilia no trabalho das equipes de resgate e evita que o réptil se esconda e mais tarde venha a surpreendê-lo.

  • Após tomar estas providências, acione as equipes de resgates pelos números 193 ou 190.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário