Após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aderir Concurso Nacional Unificado, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o chamado Enem dos Concursos terá 6.640 vagas.
O concurso terá provas aplicadas simultaneamente, em 179 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal. A escolha das localidades considerou diversos fatores, entre eles o raio de influência microrregional de cidades médias e grandes e as facilidades de acesso entre elas. A nova forma de selecionar servidores públicos segue o Decreto 11.722/2023.
Inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o novo modelo de concurso democratiza o acesso ao serviço público; promove igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do concurso.
Só será permitido uma solicitação de inscrição por CPF, e o candidato tem de procurar seu setor de interesse. Será preciso indicar o cargo/carreira que deseja por ordem de preferência entre os disponíveis no bloco temático escolhido.
Confira o cronograma:
- 20 de dezembro de 2023: publicação do edital do Concurso Nacional Unificado, no Diário Oficial da União;
- 25 de fevereiro de 2024: data prevista para a aplicação da prova;
- Abril de 2024: data prevista para a divulgação dos resultados gerais da primeira fase;
- Entre junho e julho de 2024, o ministério planeja o início dos cursos de formação.
Miséria.com.br - Por Raiana Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário