quinta-feira, 12 de outubro de 2023

NASA TRANSMITIRÁ O ECLIPSE SOLAR ANULAR, 14/OUT, DIRETAMENTE DO CARIRI CEARENSE.




O Cariri Cearense é um dos pontos mais privilegiados do mundo para a observação do Eclipse Solar Anular do próximo sábado, 14/10/2023, o evento astronômico mais esperado do ano. Os equipamentos da National Aeronautics and Space Administration, NASA, já estão montados em solo brasileiro. A UFCA e o IFCE realizarão a transmissão ao vivo do eclipse, que será retransmitido em tempo real pela NASA para todo o mundo. 

O eclipse deve ocorrer a partir das 15 horas e 41 minutos (horário de Brasília) e se estender até as 17 horas e 44 minutos, com pico por volta das 16h45min. 

O eclipse será do tipo anular, que ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra ao mesmo tempo em que está no ponto de sua órbita mais distante do nosso planeta, o chamado "apogeu". Devido à distância maior em relação à Terra, o satélite não cobrirá por completo o Sol, deixando-o com a aparência de um "anel de fogo". O céu ficará mais escuro, embora não tanto como durante um eclipse solar total.

Nove Estados do Norte e do Nordeste poderão ver o eclipse em seu modo anular, sendo eles o Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Vale destacar que o último eclipse solar anular ocorreu em 1995, e o próximo fenômeno somente poderá ser observado daqui a 44 anos, no ano de 2067.


ATENÇÃO: o eclipse não deve ser observado diretamente, mesmo que com uso de Raio-x, filme fotográfico, óculos de sol, binóculo ou telescópio, podendo ocasionar danos permanentes a visão, como queimaduras e cegueira total, mesmo que a exposição seja de poucos segundos. A orientação é usar o Filtro de solda Nº 14 ou equipamentos específicos, não sendo aconselhado a observação continua por tempo superior a 30 segundos, devendo acontecer pausas. Repasse essa informação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário