sexta-feira, 22 de julho de 2011

Aceji- 48 anos fazendo história na Comunicação do Ceará

O papel de um comunicador, seja ele do rádio, jornal ou outro veículo de comunicação de massa, é o de promover a troca de informações entre as pessoas, valorizando os acontecimentos da realidade, aproximando leitores, expectadores ou telespectadores dessa realidade e de quem lhes transmite as informações. As informações têm o poder de mudar os comportamentos dentro da sociedade, por isso os comunicadores se tornam, além de informantes, formadores de opiniões, para tal necessitando exercer sua função com ética e responsabilidade.



Diante de tudo isso, a Aceji- Associação de Jornalistas do Interior vem realizando ao longo dos seus 48 anos de existência, um trabalho efetivo, no sentido de promover uma reflexão sobre os rumos das principais vertentes do ramo das comunicações, rádio e jornal, e mais recentemente, envolvendo também novos meios midiáticos de fazer comunicação, como blogs e sites, web rádios e web tvs.



O rádio é ainda o meio de comunicação que traz consigo uma alta capacidade das pessoas interagirem, sejam elas letradas ou não, tenham acesso a altas tecnologias ou não. A magia ainda é a mesma dos primeiros anos de rádio, embora a tecnologia já permita introduzir novidades nesse cenário. O jornal é também importante meio de comunicação, que pensa na coletividade dos indivíduos, embora sua ação esteja centralizada na individualidade dos leitores, e tenha seu público fiel. Ler um jornal, ou mais de um, é um hábito para milhares de pessoas diariamente.



Hoje, com a internet, a televisão, e outras tecnologias que vêm sendo incorporadas pela sociedade, cuja alta velocidade da informação, com imagens e áudio em tempo real e o arquivamento das informações em rede mundial, é preciso mesmo haver uma união mais expressiva dos comunicadores, para que essa novas tecnologias venham a somar com o meios tradicionais de fazer jornalismo, estabelecendo assim uma cadeia de informação, interatividade e fortalecimento da cidadania.



Por isso o papel da Aceji é tão importante. A entidade se renovou, e vem se destacando através do encontro desses profissionais de rádio, jornal, televisão e outras mídias. O último encontro realizado em Quiterianópolis, que reuniu cerca de 350 profissisonais e importantes autoridades do cenário político, é uma prova real do sucesso da nova política adotada pela Aceji. Esses encontros vêm crescendo, ganhando uma dimensão gigantesca, elevando não só o nome das entidades organizadoras, Aceji e Sincorce, como também dos profissionais e autoridades que participam e dos municípios que os promovem.



O VI encontro, marcado para a cidade de Cedro no próximo dia 20 de Agosto promete ser mais um grandioso evento e uma espetacular experiência. Outros encontros já estão agendados até o final do ano. Isso demonstra a credibilidade das entidades organizadoras e a repercussão positiva dos encontros já realizados. Estes encontros resultam na discussão das políticas públicas prioritárias para os municípios e regiões onde estão sendo realizados, e na elaboração de um documento que é posteriormente encaminhado às autoridades das esferas municipais, estadual e federal. Além do mais, estes encontros promovem a interação entre os profissionais e o resgate da autoestima de profissionais que deixaram de atuar, ou que pensam em desistir, além de servir de incentivo aos que estão em início de carreira.



O jornalista João Ferreira, atual presidente da Aceji, com sua visão futurista e empreendedora do jornalismo, vem articulando junto ao Sincorce, o fortalecimento da classe, da própria entidade e do Estado do Ceará como um todo. Esse grande homem e grande profissional é um lutador incansável pela ampliação dos sistemas de comunicação, pela valorização e autovalorização de toda a classe, pela implementação de políticas de comunicação que fortaleçam a liberdade de expressão, a ética dentro do jornalismo e a credibilidade da sociedade.



Atuando nas regiões Centro-Sul, Cariri e Inhamuns, o delegado regional da Aceji, jornalista Amaury Alencar, é outro nome forte na entidade, realizando um excelente trabalho, articulando junto a profissionais do meio, autoridades políticas e sociedade civil, criando um elo forte que vem criando raízes e disseminando práticas eficientes de fazer jornalismo e de buscar melhorias pra todas essas regiões.

Amaury é o grande articulador dos Encontros de Radialistas e Jornalistas que vêm sendo realizados. Uma de suas principais preocupações é aproveitar os encontros para discutir os problemas e demandas de cada localidade, buscando soluções e firmando parcerias importantes para estender essas soluções a outras regiões que enfrentam problemas similares.



Para a Aceji, a alegria de estar fazendo história na comunicação cearense é uma vitória a ser compartilhada com toda a sociedade civil, com os profissionais e associados, na certeza de que os anos vindouros trarão consigo muitas outras lutas e vitórias, que o trabalho deve ser contínuo e que o grande segredo do sucesso da Aceji e dos bons profissionais da comunicação é o respeito à sociedade e a responsabilidade de ser coerente e verdadeiro no que se diz, no que se publica, no que se faz.



Aécia Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário