segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Concursos públicos em 2012 devem oferecer 43 mil vagas

Cerca de 43 mil vagas serão oferecidas em concursos, em 2012, nos níveis federal, estadual e municipal, em todo o País. Dentre os concursos, os mais aguardados são os da Polícia Federal (PF), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF) e Petrobras.

Mas, entre as vagas estão também cargos que foram criados e oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes. Somente no caso da PF, 1,2 mil vagas de nível superior foram autorizadas pelo Ministério do Planejamento.

A Petrobras, por sua vez, realizará dois concursos este ano, para cargos de nível médio e superior. A estimativa é que sejam admitidos 17 mil novos funcionários até 2015. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deverá também contratar 1.500 policiais rodoviários. Na área dos ministérios, três deles tiveram concursos autorizados pelo governo federal: Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Planejamento.

Autorização
Já o Banco Central, Defensoria Pública da União, Ministério da Agricultura, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda e Receita Federal aguardam autorização do Ministério do Planejamento para suas respectivas seleções, este ano. Também a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) teve concurso para 46 vagas autorizado. Já a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) ainda esperam liberação de orçamento. A Advocacia Geral da União (AGU), por outro lado, oferecerá 70 vagas para procurador da Fazenda Nacional e 68 vagas para advogado da União, ambos com nível superior.

No caso dos concursos municipais, a lei 9.505/97 restringe a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem a eleição até a posse dos eleitos. Esse é um complicador para um ano de eleições municipais, como 2012. Mas, se a homologação do concurso for feita até três meses antes das eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já em âmbito estadual e federal as nomeações ocorrem sem restrições.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Boa parte das vagas, nos concursos foram criados e autorizados em 2011, mas outra parte ainda aguarda autorização do governo e dos respectivos órgão competentes. Nos municípios, a lei 9.505/97 restringe a nomeação nos três meses que antecedem as eleições

Outros concursos em 2012

Agência Nacional de Cinema (Ancine) - 44 vagas para técnico em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual (nível médio) e 56 para técnico administrativo (nível médio)

Agência Nacional do Petróleo (ANP) - 115 vagas para especialista em regulação de petróleo, 22 para analista administrativo e 15 para especialista em geologia e geofísica do petróleo (nível superior)

Casa da Moeda - vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível superior e para técnico industrial, operador industrial e assistente técnico administrativo (nível médio)

Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia - 63 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior para Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Recife, Salvador e Vitória.

Fonte:http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário