sexta-feira, 21 de março de 2014

PLANTÃO POLICIAL


Acusado de latrocínio é apreendido (universitário morto)

Um adolescente de 16 anos foi apreendido, acusado de participar da morte de um universitário de 19 anos, na noite de anteontem, durante um assalto. Segundo informações da Polícia, Mardônio Rodrigues Freire Junior, que cursava o quinto semestre de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC), foi abordado pelos assaltantes, quando parou em um semáforo, na Rua Professor Eribaldo Costa, no bairro Henrique Jorge.

Dois adolescentes e um adulto, que não foi identificado, teriam invadido o carro do universitário, um HB20, de cor vermelha, placas OSG-3247, e subtraído seus pertences. A vítima dirigiu seu veículo por algumas quadras, a mando dos ladrões, e a Polícia só foi acionada por ocasião do tiroteio, que culminou em sua morte.

As autoridades policiais não informaram o que os criminosos exigiram e nem o motivo pelo qual atiraram no rapaz. O carro colidiu com uma árvore e dois assaltantes aproveitaram para fugir. Um deles, ficou desacordado, permaneceu no local e foi apreendido. Ainda não foi esclarecido se os disparos foram efetuados antes ou depois da colisão. Um tiro atingiu o teto do carro e o outro a nuca do estudante e transfixou a cabeça.

Ouvido

O adolescente apreendido foi ouvido na tarde de ontem, na 5ª Vara de Execuções da Infância e Juventude. O magistrado titular do Juizado, Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, disse que o jovem foi encaminhado ao Centro Educacional São Miguel, onde cumprirá uma internação provisória de 45 dias. Durante a audiência, o adolescente disse não se lembrar do que havia acontecido, porque na hora da colisão sofreu uma pancada na cabeça. No entanto, revelou que saíram de casa com os dois comparsas com o intuito de roubar.

O adolescente já tinha outras três passagens pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), pelo cometimento de dois roubos e por portar ilegalmente uma arma de fogo. Na manhã de ontem, enquanto estava no Centro de Triagem da Especializada, ele teria agredido um instrutor, segundo informações da 5ª Vara da Infância.

O garoto apreendido revelou o apelido do outro menor que o acompanhava, mas disse não saber o nome do adulto. Ele afirmou, ainda, que não atirou e nem portava a arma durante a ação. Segundo o infrator, o outro adolescente estava com o revólver de calibre 38 encontrado no local do crime.

O acusado do latrocínio confirmou que já esteve internado outras duas vezes e que fugiu do Centro Mártir Francisca, onde cumpria uma medida de semiliberdade. A fuga aconteceu em julho de 2013. Em 8 de agosto do mesmo ano, foi expedido um mandado de busca e apreensão contra ele, pelo Juizado.

O magistrado disse que, atualmente, o garoto estava morando com sua mãe no bairro Autran Nunes. “Ele tinha um mandando de busca e apreensão e a Polícia não se deu ao trabalho de ir procurá-lo nem na casa dele. O resultado disto foi o cometimento deste ato infracional gravíssimo. Bastava que tivessem ido a casa dele”, afirmou Clístenes.

Protesto

Cerca de 50 colegas de faculdade de Mardônio Júnior estiveram na 5ª Vara protestando contra o que aconteceu com o universitário e pedido punição mais severa para os infratores. O corpo do jovem será sepultado em Ibiapina, na Serra da Ibiapaba, hoje.

O diretor em exercício da Faculdade de Direito da UFC, Prof. Regnoberto Melo Júnior, assinou portaria decretando luto oficial de três dias e suspensão das atividades letivas até o dia 23.

Diário do Nordeste - Márcia Feitosa (Repórter)

Tenente suspeito de duplo homicídio afirma ter reagido a assalto, diz polícia.

O tenente da Polícia Militar de PernambucoWesley Sávio de Sá afirmou em depoimento à polícia do Ceará, na tarde desta quinta-feira (20), que disparou contra os dois homens em uma moto em reação a uma tentativa de assalto. O policial de 31 anos e outro homem, Felipe da Silva Santos, que estava com ele no veículo, se apresentaram espontaneamente à polícia nesta quinta, prestaram depoimentos e foram liberados. O crime aconteceu na tarde da quarta-feira (19). Nenhum dos dois homens mortos apresentavam antecedentes criminais.

De acordo com Luiz Carlos Dantas, titular da Divisão de Homicídios, o tenente da PM do município de Salgueiro contou que voltava da praia com mais quatro pessoas no carro quando foi abordado pela dupla em uma moto no Bairro Cocó. Segundo o tenente, nesse momento, ele reagiu e atirou contra os homens. Em seguida, parou o carro, realizou mais disparos, e Felipe da Silva pegou a arma de um dos homens da moto e também disparou.

Em depoimento, o tenente ainda afirmou ter reagido para proteger a filha de nove anos de idade, que estava dentro do carro e presenciou o crime. Na tarde desta quinta-feira (20), o tenente e o amigo levaram as duas armas que afirmaram ser as do crime. A polícia vai realizar a perícia nas armas.

Segundo a Polícia Civil do Ceará, os dois homens envolvidos na morte dos dois, vão responder por duplo homicídio. Ainda de acordo com o delegado Luiz Carlos Dantos, os dois homens mortos não tinham antecedentes criminais.

Vídeo

O policial foi identificado após imagens que flagraram o crime serem veiculadas na internet. (Veja imagens acima). As vítimas, dois homens, também foram identificadas como moradores do Conjunto Rosalina, na periferia de Fortaleza. A dupla trafegava pelo cruzamento das Ruas Bento Albuquerque e Batista de Oliveira, em bairros de classe média da capital cearense. Os ocupantes do veículo atiraram diversas vezes, segundo o relato de testemunhas.

G1 DA GLOBO

Adolescente é assassinado com dois tiros no rosto em Juazeiro do Norte

Um adolescente de 17 anos foi morto com dois tiros no rosto na tarde desta quinta-feira, 20, no município de Juazeiro do Norte, a 493,4km de Fortaleza.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o jovem estava no interior de uma residência localizada na Rua Edson Queiroz, próximo da casa onde morava, no bairro Triângulo, quando um homem não identificado chegou em uma motocicleta, entrou no imóvel e efetuou dois disparos na cabeça da vítima. O adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Ainda segundo a Polícia, a vítima havia presenciado um crime de estupro na região, o que pode ter motivado o assassinato.


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário