segunda-feira, 14 de abril de 2014

CIDADES FORMALIZAM CONSÓRCIO PARA ENFRENTAMENTO DAS SECAS

Com a assinatura do convênio com os gestores dos 30 municípios participantes, será formalizado, hoje, o Consórcio de Governança Cooperativa para Políticas Públicas de Convivência e Desenvolvimento dos Municípios do Semiárido Cearense. A reunião, que fortalecerá a iniciativa, acontecerá, a partir das 9h, na sede da Vice Governadoria do Ceará, em Fortaleza.

A proposta do evento é proporcionar a assinatura dos termos de adesão e instalar o Consórcio, através da promoção de debates específicos sobre as linhas de atuação da iniciativa e da troca de experiências e opiniões sobre as ações que devem ser priorizadas. As secas sucessivas centralizam as discussões.

A ideia de criação do Consórcio de Governança partiu da necessidade de viabilizar a inserção do ser humano como centro de convergência e os recursos hídricos como fio condutor dos seus objetivos e finalidades. O resultado concreto deverá ser a construção de reservatórios, poços profundos, além de investimento na agricultura familiar e no meio rural, em consonância com as políticas públicas.

O Consórcio tratará das especificidades sociais, econômicas e ambientais do semiárido cearense de forma holística, focada no planejamento, na articulação, ação, na cooperação técnica e científica. Abrangerá municípios, situados nos Sertões de Crateús, dos Inhamuns e Sertão Central, além do município de Acopiara, no Centro Sul.

Desafios

A ideia inovadora e pioneira trata da convivência e não apenas da sobrevivência da população do semiárido. O Consórcio irá trabalhar as questões e consequências climáticas de forma preventiva, com uma equipe técnica para realizar estudos e compor o perfil de cada município participante. Já ocorreram duas reuniões e a ideia partiu de um primeiro encontro, já neste ano, do vice-governador Domingos Filho com alguns prefeitos dessas regiões, que discutiram possíveis iniciativas para convivência com o semiárido e as dificuldades de administrar esses municípios, dadas as especificidades climáticas, como as sucessivas secas.

O segundo encontro, realizado já com o apoio da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), contou com a presença do presidente interino da entidade, Expedito Nascimento, prefeito de Piquet Carneiro e mais 12 gestores, que deram sim à iniciativa e indicaram a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, como a primeira presidente do Consórcio.

Acopiara, Ararendá, Ipaporanga, Novo Oriente, Choró, Ibaretama, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Quixadá, Quixeramobim, Deputado. Irapuan Pinheiro, Mombaça, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril e Tauá foram os municípios que já aderiram. Hoje, são esperados que mais 17 municípios venham a compor o Consórcio.

"Compreendemos a proposta como uma necessidade desses municípios, entendendo que a ideia de consórcio é o caminho para os gestores administrarem os desafios de seus municípios", ressalta Nascimento.

De acordo com ele, o objetivo é que os municípios consorciados se planejem para enfrentar as situações pertinentes ao semiárido. A primeira sede do Consórcio será em Tauá e mudará a cada dois anos. Uma equipe com técnicos de várias áreas, especialmente de recursos hídricos será formada e fará estudos hídricos e geológicos de todos os municípios envolvidos, a fim de montar um perfil com as características, localização e especificidades de cada cidade.

Diretoria

Uma diretoria apoiará a presidência na condução das ações do Consórcio, composta pelos seguintes prefeitos: de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, que assumirá a Diretoria de Infraestrutura Hídrica; de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, na Articulação Institucional; José Ramiro Júnior, de Tamboril, a de Educação Contextualizada e Meio Ambiente; Francisco Vilmar Felix Martins, de Fomento e Produção; Aristeu Alves Eduardo, a de Desenvolvimento Tecnológico e Científico; e a de Mobilização Comunitária, com a prefeita de Ibaretama, Eliria Maria Freitas.

DIÁRIO DO NORDESTE Silvania Claudino (Repórter)

 Mais informações:
 Aprece - Avenida Oliveira Paiva, Nº2621

Seis Bocas, Fortaleza Telefone: (85) 4006.4000

Nenhum comentário:

Postar um comentário