segunda-feira, 21 de abril de 2014

PLANTÃO POLICIAL DO PORTAL ORÓS



FUGA NO PRESÍDIO DE ACOPIARA

O plantão de polícia registrou mais uma fuga no presídio em Acopiara, por volta das 5 horas da manhã de hoje. Cícero Alves Pereira, vulgo "Teinha" conseguiu escapar mais uma vez.

Segundo informações da polícia ele cerrou a grade da cela e utilizando uma corda do tipo (Teresa) escalou o muro e foi embora.

Mais dois presidiários tentaram empreender fuga, porém, não conseguiram. "Teinha" responde pelo Ar. 155 CP.

Blog do Lindomar Rodrigues


MULHER É ESFAQUEADA POR EX-COMPANHEIRO EM IGUATU

Por volta das 23h45min. Deste domingo, 20, uma mulher identificada por Marciana de Sousa Oliveira, 28, sofreu várias perfurações de faca pelo corpo. O autor do crime foi o seu ex-companheiro, Roberto Patrício Gomes da Silva que segundo a vítima estava acompanhado por uma mulher.

Marciana sofreu duas perfurações no ombro e uma no pescoço, o fato aconteceu na Rua Lauro Pedro Passos, n º260.

Com as informações a PM saiu em diligencias e conseguiu deter o acusado que já tem passagens pela polícia e responde por lesão corporal dolosa, agressão à mulher e furto. O mesmo foi preso e conduzido a DRPC para os devidos procedimentos cabíveis.


IGUATU.NET

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL EM ICÓ

Na noite deste domingo, 20, por volta das 18h30min. um grave acidente de trânsito aconteceu em Icó, na CE 282, Km 45, nas proximidades do presídio daquele município.

Uma colisão envolvendo dois veículos e que teve como vítima fatal o senhor Francisco Ferreira Dias que guiava um  Fiat, cor vinho, placa HWK 1827 que colidiu frontalmente com um Pálio, cor prata, placa NNE 5205 e pertence a Iguatu.

O Pálio era conduzido pelo um senhor conhecido por Marcélio, tendo como passageiros o Sr. Damião e Ana Shirley da Silva Pereira, grávida de 5 meses; todos foram transferidos para o hospital da cidade de Iguatu com escoriações pelo corpo.

O corpo da vítima fatal foi conduzido para o IML de Iguatu.

IGUATU.NET


HOMEM É MORTO PELO IRMÃO

Por volta das 2h da madrugada deste domingo, 20, na localidade de Timbaúba, distrito de Paraipaba, a 93km de Fortaleza, Raimundo Paulino Marques, 37, foi morto a golpes de faca na casa do próprio irmão identificado como Deusimar Paulino Marques.

Segundo o delegado Braúna, titular da delegacia do município, Deusimar teria se desentendido com o irmão e cometido o crime.

Os dois, segundo a Polícia, tinham rixa pessoal em virtude de disputa de terras. O delegado informou ainda que os irmãos seriam usuários de droga. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O acusado está foragido.
Redação O POVO Online

MISÉRIA

4 ARMAS SÃO APREENDIDAS EM JUAZEIRO DO NORTE, CARIRIAÇU E LAVRAS DA MANGABEIRA

Nos dois primeiros dias do feriadão a polícia apreendeu quatro armas, sendo dois revólveres calibres 38 no bairro João Cabral em Juazeiro e em Lavras da Mangabeira, uma espingarda em Caririaçu e uma faca no bairro Salgadinho. Por volta das 08h30min de sábado, na Rua Jaime Dorcy (João Cabral) em Juazeiro, uma equipe da Força Tática de Apoio – FTA Motos prendeu Luciano Alves Guedes, de 34 anos, com um revolver calibre 38 na cintura tendo dois cartuchos intactos e quatro deflagrados.

Ele trabalha como auxiliar de serviços gerais na Empresa Lobo, reside na Rua Farias Brito daquele bairro e disse à polícia que, ultimamente vem sendo ameaçado de morte. O mesmo trafegava na garupa de uma moto Yamaha Factor de cor preta pilotada pelo motorista da mesma empresa, Francisco de Assis Fernandes dos Santos, de 30 anos, que foi levado para a Delegacia como testemunha. Nenhum dos tem passagens pela polícia.

Antes e já perto da madrugada de Sexta-feira Santa, uma equipe do Ronda do Quarteirão prendeu Leonardo Caetano Ferreira, de 18 anos, apelidado por “Bolacha” e morador do bairro João Cabral. Ele estava nas imediações da ponte sobre o Rio Salgadinho na Avenida Leandro Bezerra com uma faca na cintura. O mesmo se fazia acompanhar de dois menores que foram levados para Delegacia como testemunhas.

Por volta das 17h30min ainda de sexta, na Rua Januário Borges (Bairro Pernambuquinho) em Caririaçu, a polícia prendeu Isaias Gomes da Silva, de 26 anos, ali residente. Ele estava com uma espingarda calibre 12 tendo um cartucho intacto e ainda tentou fugir, mas não conseguiu. Uma hora e meia depois, o vigilante Cícero Pinto Caetano, de 34 anos, residente na Rua João Guedes (Bairro Padre Cícero) em Lavras da Mangabeira, foi preso em um bar na Rua Acácio Correia Lima com um revólver calibre 38 na cintura tendo seis cartuchos intactos.


CASAL ABRE FOGO CONTRA GRUPO DE PESSOAS EM QUIXADÁ E HOMEM MORRE

O final da tarde deste domingo foi marcado pela violência no município de Quixadá. Durante uma partida de futebol que estava sendo realizada no distrito de Várzea da Onça, em Quixadá, um casal que estava à bordo de uma motocicleta de placa OSE- 9845, abriu fogo contra um grupo de pessoas.

O ataque inesperado gerou muita correria e pânico. Os tiros disparados pela dupla puseram em perigo a vida de quem estava presente no local. Pelo menos dois disparos acabaram atingindo Leo Silvânio, residente em Ibicuitinga, que foi socorrido ao Hospital Eudásio Barroso, onde se constatou que ele havia sido baleado no pé direito e no tórax. Em razão da necessidade de cirurgia urgente, ele foi transferido para a Maternidade Jesus, Maria e José, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu enquanto recebia atendimento.

Outra pessoa também foi baleada. Trata-se de Francisco Rodrigues da Costa, 48 anos. Ele foi atingido na altura do joelho direito. Socorrido ao Hospital Eudásio Barroso, permanece em observação.

Os criminosos empreenderam fuga após o atentado. A polícia iniciou uma perseguição e conseguiu êxito em prender Ana Cláudia Lima, de 23 anos. O parceiro dela conseguiu fugir e continua sendo procurado pela polícia.


Monólitos Post

8 CASOS DE VIOLÊNCIA POR DIA SÃO REGISTRADOS EM FORTALEZA

Casos como o do garoto de 3 anos, vítima de traumatismo craniano e encontrado morto em um flat de Fortaleza, no ano passado, ou do menino Bernardo Boldrini, 11 anos, que, após sofrer negligência familiar, foi assassinado com uma injeção letal, em Três Passos, no Rio Grande do Sul, sendo o pai, a madrasta e uma amiga do casal os principais suspeitos, revelam um cenário alarmante quando o assunto é a violência contra crianças e adolescentes. As situações que chocam a sociedade são mais comuns do que se pode imaginar.

Na capital cearense, por exemplo, dados dos Conselhos Tutelares e Disque 100, divulgados pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), apontam que de janeiro a março deste ano, 763 ocorrências foram registradas. São, em média, oito por dia e dizem respeito a violência física, sexual, psicológica, maus-tratos, negligência familiar e situações de riscos, como mendicância, ameaça de morte, exploração econômica e uso de drogas.

Para especialistas na área infanto-juvenil, nem sempre as agressões terminam em óbito, mas todas deixam marcas que nunca se apagam. Em 2013, somente denúncias relacionadas à negligência familiar somaram 776 registros, sendo 259 contra crianças de 0 a 11 anos.

A titular da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dececa), Ivana Timbó, apesar da experiência no setor, não consegue disfarçar a indignação com casos de violência contra a população infanto-juvenil. A delegada analisa que o aumento das ocorrências é resultado do fortalecimento da rede de proteção à criança e adolescente. Porém, diz que os números não refletem a realidade. "Muita gente grita com o filho, bate, ameaça e fica por isso mesmo. Esses casos não costumam chegar aos órgãos competentes", alerta.

Limites

Ivana Timbó acrescenta que as pessoas estão perdendo a noção do perigo ao passar dos limites na educação dos filhos. "Primeiro, vem a palmada, depois a surra e depois a violência sem limites, chegando à lesão corporal seguida de morte. É necessário que o vizinho, o parente, o amigo não tenha medo de denunciar", orienta.

Na avaliação da psicóloga Selma Câmara, a violência é reflexo de que a sociedade perdeu a noção de limites claros para tudo, inclusive no trato com a população mais vulnerável, a infanto-juvenil. "Atualmente, não existe equilíbrio no diálogo e na ação. Se as primeiras tentativas não dão certo, o jeito, pensam os pais, é apelar para as palmadas, beliscões, chineladas, puxões de orelhas e o uso da força física, sem medir as consequências". Para ela, existe uma inversão de valores em que a vida humana é vista como banalidade.

A psicóloga destaca os episódios de mães e pais que esquecem os filhos dentro do carro ou os trancam dentro de casa, sozinhos, como forma de castigo ou para que não atrapalhem suas atividades. Para ela, essas atitudes podem ser ocasionadas pela pobreza, quando os pais não têm como prover alimentos e vestimentas aos filhos. Entretanto, ocorrem principalmente por causa da desestruturação da família. "Na maioria dos casos, não existe uma base familiar. Os casais se separam e, muitas vezes, os novos parceiros não aceitam os filhos do outro casamento, o que gera conflitos no lar", diz.

Efeitos traumáticos

Na visão da psicóloga e mestre em Violência Subjetiva Arminda Rodrigues, desespero; enclausuramento; medo; insegurança; sentimento de humilhação; insônia; medo de morrer; estado de choque e ansiedade estão entre os efeitos traumáticos provocados pela violência.

Entre as alternativas para diminuir a apologia à violência e incentivar a paz, ela sugere promover espaços de discussão com setores da sociedade que trabalham diretamente com as famílias, nas suas diversas formas de organização, na atualidade, sobre os resultados da pesquisa, ressaltando a importância dos laços familiares que possam sustentar referências de limite para o convívio social.

Negligência, explica a educadora social Janice Maria de Almeida, é quando o responsável se omite em promover as necessidades básicas para o desenvolvimento da criança ou do adolescente. "Se uma criança é deixada só, em casa, ela fica em situação de risco, podendo machucar-se", explica.

São também omissos os pais, aponta, que não alimentam adequadamente seus filhos, não cuidam da higiene ou do calendário das vacinações, ou não os matriculam na escola.

SAIBA MAIS

Formas de violação:

Violência física: beliscões, cintadas, chineladas, puxões de orelhas, uso da força física ao tocar na criança ou no adolescente.

Violência sexual: manipulação da genitália, exploração sexual, ato sexual com ou sem penetração.

Negligência ou abandono: falha ou omissão em prover os cuidados, atenção, afeto e necessidades básicas, como saúde e alimentação.

Sinais de violência na criança: lesões físicas, comportamento agressivo ou apático, isolamento, choro sem causa aparente.

Mais informações
Telefones para denúncias
Disque Direitos Humanos: 0800.285.1407
Fala Fortaleza: 0800.285.0880
Disque 100

DIÁRIO DO NORDESTE - Lêda Gonçalves (Repórter)




Nenhum comentário:

Postar um comentário