sábado, 12 de abril de 2014

IBAMA APRENDE MAIS DE CINCO MIL AVES ABATIDAS EM TAUÁ, PARAMBU, AIUABA, QUIXELÔ E ORÓS.

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Polícia Militar, prendeu 22 pessoas envolvidas em um esquema irregular de caça de avoantes, nos municípios de Tauá, Parambu, Aiuaba e Quixelô e Orós. De sexta-feira, 4, até quarta-feira, 9, foram apreendidas 5.500 aves abatidas e 22 pessoas foram presas.

Durante a operação, ainda foram recolhidas 16 motocicletas usadas pelos caçadores e quatros freezers com as aves congeladas. Os acusados assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados, mas devem responder na Justiça por crime ambiental, com multa de R$ 500, por cada ave apreendida. Outros caçadores ainda estão foragidos.

Segundo o chefe do escritório regional do Ibama de Iguatu, Fábio Bandeira, as fiscalizações são intensificadas neste período de reprodução das aves, pois os animais voam menos e se concentram em seus ninhos, se tornando alvo dos caçadores. Ele explica que a prática é comum nas regiões dos Inhamuns,onde a operação seguirá intensa até o fim do mês.

Aves
Os animais abatidos, ainda segundo Fábio bandeiras, serão doados para instituições de caridade, hospitais e cadeias. As aves que não puderem ser consumidas serão incineradas.



Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário