segunda-feira, 11 de maio de 2015

Crise hídrica: vazão do Açude Trussu cairá pela metade

O Açude Trussu, possui neste momento a sua menor capacidade de armazenamento desde a sua construção,42,6%, mas a sua vazão 600 litros por segundo acontece diariamente, conforme ficou definido em reunião de locação de água promovida pela Cogerh.

Em janeiro passado eram liberados 850l/s, mas agora diante da crise hídrica houve uma redução de 250l/s. Mas este valor deverá cair novamente e pela metade. Em entrevista ao repórter Alex Santana, o gerente local da Cogerh, Raimundo Lauro Filho destacou que a situação começa a ficar preocupante e na próxima reunião para debater sobre a vazão do açude, será proposta a redução para 300l/s.

São liberados pela válvula 600l/s para a perenização de 34 km do rio Trussu, para o atendimento aos agricultores e para o abastecimento da cidade de Quixelô, além de 150l/s são captados no reservatório para o abastecimento das cidades de Iguatu e de Acopiara.

De acordo com o gerente local da Cogerh, Raimundo Lauro Filho, o açude tem capacidade para atender o abastecimento humano por mais dois anos. Este é o quarto ano de seca que afeta o Trussu, sem recarga significativa.


Iguatu.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário