domingo, 3 de maio de 2015

Fortaleza empata com o Ceará e volta a festejar um título cearense após cinco anos

As previsões se confirmaram e o Castelão viu uma final como há anos não ocorria. Com emoção até o fim, Fortaleza e Ceará empataram em 2 a 2 em uma final de Campeonato Cearense com placar indefinido e nervos à flor da pele até o último instante. Daniel Sobralense abriu o placar para o Fortaleza na primeira etapa. Ricardinho e Assisinho viraram o placar nos minutos finais e davam o título ao Alvinegro. Aos 47 do segundo tempo, os pés de Cassiano subverteram a lógica, fizeram o gol de empate e deram o título ao Fortaleza após cinco anos. De quebra, o time do Pici impede o maior rival de conquistar o pentacampeonato estadual.

Até o apito final, um espetáculo capaz de fazer quem não gosta de futebol pensar seriamente em mudar de ideia. No entanto, a estúpida batalha campal proporcionada por torcedores que invadiram o gramado estragou a festa dos 90 minutos anteriores.

A partida começou como já é de praxe em todo Clássico-Rei decisivo: truncado e com muitas faltas. Embora com a vantagem do empate, o Fortaleza começou surpreendendo, mostrando mais organização em campo. No entanto, o Ceará começou a dominar as ações na sequência, mas sem conseguir penetrar na bem postada defesa leonina. Apenas Marinho, com jogadas individuais, levava perigo ao gol de Deola.

Aos 30 minutos, surge o fato novo da primeira etapa. Em um quente e abafado Castelão com 50 mil pessoas, começa a cair uma fina garoa, daquelas que são suficientes apenas para tirar a poeira do corpo. Mas a água vinda dos céus aparecia, na verdade, para lavar a castigada alma tricolor, que padecia após cinco anos de fracassos. A chuva apareceu no momento em que Daniel Sobralense - em posição duvidosa - recebeu na entrada da área, deu um banho (com a bola) em João Marcos e chutou no canto de Luís Carlos para abrir o placar e fazer explodir o lado da torcida do Fortaleza.

Precisando de dois gols para sair com a taça, não restava outra opção ao Ceará que não fosse atacar como se não houvesse amanhã e o Vovô partiu para cima do Leão. Surpresa de última hora na escalação de Silas, um inerte William não oferecia perigo à defesa leonina. O segundo cartão amarelo tomado por Uillian Correia, e a consequente expulsão do volante aos 18 do 2º tempo, tornava ainda mais árdua a tarefa dos alvinegros, que ainda viam a possibilidade do tricolor aumentaram o placar nos contra-ataques.

Coube a Ricardinho, o "Senhor Decisão" na Copa do Nordeste, empatar o jogo aos 36 com um chute desviado de fora da área e encher novamente de esperanças os alvinegros, até mesmo os que já deixavam o estádio. O gol fez com que o Ceará pressionasse ainda mais e conseguisse o gol da virada aos 45. Assisinho, ex-Fortaleza, subiu de cabeça sozinho, balançou as redes e fez todo o estádio ter certeza de que o título era alvinegro.

Porém, na jogada seguinte, a defesa do Ceará marcou bobeira e Cassiano, em posição irregular, reverteu a lógica ao marcar o gol de empate e dar à torcida tricolor o título estadual

Ceará x Fortaleza
Local - Castelão - Fortaleza - CE
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)

Ceará: Luís Carlos, Samuel Xavier, Charles, Gilvan e Fernandinho (Tiago Cametá); João Marcos (Robinho), Uilliam Correia, Ricardinho; Marinho, Magno Alves e William (Assisinho). Técnico: Silas

Fortaleza: Deola, Tinga, Lima, Adalberto e Wanderson; Auremir, Corrêa, Pio (Maranhão), Éverton (Vinícius Hess) e Daniel Sobralense; Lúcio Maranhão (Cassiano). Técnico: Marcelo Chamusca

Gols: Daniel Sobralense (31/T), Ricardinho (36/2T), Assisinho (44/2T) e Cassiano (47/2T)

Cartões amarelos: Uillian Correia (C), Ricardinho (C), Daniel Sobralense (F), Charles (C), Lúcio Maranhão (F), Pio (F), Deola (F)

Cartões vermelhos: Uillian Correia (C) e Maranhão (F)

Renda: R$1.169.467, 00
Público: 50.002 pagantes

O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário