terça-feira, 5 de janeiro de 2016

APOSENTADO DOS INHAMUNS COMPLETA 111 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA E SE CONSTITUI NO HOMEM MAIS IDOSO DO CEARÁ

O agricultor aposentado Jose Rodrigues Avelino, mais conhecido por ´Zé Preto´, completa nesta terça-feira, dia 5 de janeiro, 111 anos de idade se constituindo no homem mais idoso do Ceará. Ele mora na Rua Eufrásio Oliveira, 45 (Bairro Aldeota) no município de Tauá na região dos Inhamuns. Recentemente o mesmo esteve internado e a festa de aniversário constará de um almoço na casa de sua filha “Fransquinha”, seguido do corte do bolo e o canto de parabéns.

São oito filhos, 46 netos, 58 bisnetos e 16 tataranetos do homenageado que ainda toma banho, troca de roupas e se alimenta sem ajudas. Segundo Raimundo Nonato, filho de Zé Preto, o mesmo não toma remédios nem para pressão arterial e exames recentes apontam um quadro clínico satisfatório. Disse mais que o pai leva uma vida normal apesar da avançada idade. Todo dia apanha uma cadeira de balanço e senta à calçada quando fica observando o vai e vem dos veículos e pessoas

Não existe ainda uma confirmação, mas pode ser o homem mais velho do Brasil e um dos mais idosos do Mundo sendo candidato a ingressar no livro dos recordes, o “Guinness Book”. Bastante lúcido ele brinca com os amigos, dá risadas e recorda que na pracinha principal de Tauá “passou bons momentos da vida”. Ele  nasceu na localidade de Jurema no município de Independência, 17 anos após a Abolição da Escravatura e, mesmo assim, viveu, durante a infância, a condição de trabalho escravo em área rural do Ceará.

Zé Preto é um homem humilde que trabalhou na roça dedicando maior parte de sua vida às atividades no campo preparando a terra, plantando e colhendo grãos e de algodão. A visão e a audição não são mais as mesmas, porém, como ele próprio diz “dá pro gasto”. A ida para a calçada acontece após acordar às 6 horas e, cinco horas depois, já está almoçando. Após a refeição, tira uma soneca e acorda para um lanche quando retorna à calçada e, no fim da tarde, já está jantando. Ele ainda saca a aposentadoria no banco para onde vai com um de seus netos e administra pessoalmente o dinheiro do benefício.

MISÉRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário