terça-feira, 5 de janeiro de 2016

CEARÁ INÍCIA ANO COMEÇA COM 1.450 VAGAS; CRESCE BUSCA POR OPORTUNIDADE

O Sine/IDT começou o ano com a oferta de 1.450 vagas de emprego nas 34 unidades do Estado. O número é 45% maior do que as 1.000 vagas ofertadas pelas empresas cearenses em dezembro de 2015. Ontem, primeiro dia útil do ano, apenas a unidade do Sine/IDT do Centro, uma das mais movimentadas da Capital, já havia recebido, até às 10h30, mais de 350 pessoas em busca de vagas, de encaminhamento para cursos de capacitação, de carteira de trabalho e de sacar o seguro desemprego.

Segundo informou a sub-gerente do Sine/IDT do Centro, Daniela Marília, desde as 7 horas, as pessoas começaram a formar filas na porta da unidade em busca de senhas. Ela afirmou que, entre janeiro e junho, a unidade atende, em média, cerca de 500 pessoas diariamente.

"Normalmente, o movimento em janeiro é bem maior do que em dezembro", diz, acrescentando que muitos dos trabalhadores que buscam o Sine/IDT em janeiro perderam o emprego em dezembro.

O zelador George do Nascimento, de 44 anos, está há um mês desempregado e foi uma das pessoas que bateram à porta do ao Sine/IDT do Centro ontem em busca de uma vaga. "Desde que fiquei desempregado, já vim aqui duas vezes, e hoje vim de novo porque me ligaram dizendo que abriu uma vaga de zelador", contou.
Expectativa

A expectativa da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) é de que em 2016 sejam oferecidas 63 mil vagas no Ceará, número ligeiramente acima do registrado no ano passado, quando foram ofertadas pouco mais de 60 mil vagas. Entre janeiro e novembro de 2015 foram 60.032 trabalhadores colocados nas empresas por meio do Sine/IDT.

O titular da STDS, Josbertini Clementino, diz que, apesar da retração da economia nacional, o número de vagas no Estado deve crescer puxado pela inauguração do Shopping Rio Mar, no bairro Presidente Kennedy, pelo início das operações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), e, sobretudo, pelo setor do Turismo, que, devido à alta do dólar, tem feito com que muitos turistas brasileiros busquem os destinos domésticos, os quais ficaram mais atrativos para os estrangeiros também.

"A CSP está mudando o perfil dos funcionários que até então estavam concentrados na área de construção civil, e várias outras empresas estão se instalando no entorno. E para atender essa nova demanda a gente tem um grande equipamento que é o CTTC (Centro de Treinamento Técnico de Ceará)", diz o secretário. "E com a alta do dólar, a gente deve ter um incremento no setor turístico. A gente está otimista, mas o cenário nacional impacta na geração de emprego", pondera. O secretário ressalta, no entanto, que "os interessados busquem capacitação".

O Turismo também deve estimular as vendas do comércio em janeiro. "A expectativa é de um bom janeiro porque a cidade está cheia", diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), Severino Neto. Com relação a expectativa para o comércio neste ano, ele afirma que ainda é cedo para avaliar.

Procura

Os interessados em conseguir um emprego devem se dirigir a qualquer unidade do Sine/IDT, das 8h às 17h. Apresentar currículo com os cursos e experiências de trabalho, comprovantes de endereço, de escolaridade, carteira de trabalho, RG e CPF.

Também é possível agendar o atendimento pelo site www.Sineidt.Org.Br. Para quem estiver em dúvida sobre qual atividade deseja buscar, é possível participar das Oficinas de Orientação para o Trabalho, oferecidas pela STDS/SINE-IDT. De janeiro a novembro de 2015, 20.597 pessoas participaram dos cursos de capacitação profissional promovidos pela STDS e, no mesmo período, 21.490 das oficinas de orientação para o trabalho.

Protagonista

Retornar ao mercado está mais difícil Desempregado há quatro meses, Carlos Henrique estava recebendo o seguro desemprego até o início de dezembro, mas, antes mesmo de perder o benefício, resolveu buscar um novo trabalho no Sine/IDT. Com passagem na área administrativa de grandes empresas, até foi indicado para uma vaga, mas, como era em Maracanaú, foi preterido por não residir no município.

Agora, procura vagas em Fortaleza ou Caucaia. Carlos Henrique melo Auxiliar Administrativo

Mais informações:

As empresas que desejarem contratar por meio do Sine/IDT devem ligar para 0800 283.1333 ou encaminhar a solicitação para o e-mail vagas@idt.org.br.


DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário