domingo, 10 de janeiro de 2016

SABER POPULAR. PROFETAS PREVEEM CHUVAS REGULARES EM 2016

“Os planetas não estavam no local do inverno”. Foi com essa frase que o agricultor Antônio Miguel de Queiroz, 86, justificou a falta d’água nos últimos quatro anos no Ceará. Mas ele, que também se afirma profeta da chuva, anunciou ontem que a quadra chuvosa deste ano há de ser boa.

A avaliação de Miguel se assemelhou à da maioria dos profetas da chuva no 20º encontro do grupo, realizado no campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Helder Cortez, um dos organizadores e idealizadores da tradicional reunião, resumiu que as 32 profecias deste ano são favoráveis às precipitações regulares.
  
Embora os prenúncios não tenham embasamento científico comprovado, se reconheceu, no encontro, serem “inestimável patrimônio imaterial”, de acordo com o secretário estadual da Cultura, Guilherme Sampaio. “São experiências que revelam a maneira com a qual o homem convive e pela qual interpreta a natureza”.
  
Por conta disso, o secretário adiantou que pretende patrimonializar os saberes dos profetas da chuva, o que, segundo ele, significa registrar as profecias e possibilitar a salvaguarda desse conhecimento.

Os profetas

Anualmente, sempre no segundo sábado de janeiro, os profetas da chuva se reúnem para debater os indícios que percebem na natureza que podem ou não antecipar um bom inverno no Estado. O grupo é composto por homens e mulheres cuja experiência no campo fundamenta o prognóstico.


O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário