domingo, 31 de janeiro de 2016

PROFESSOR OROENSE AILTON MOREIRA É O ÚNICO REPRESENTANTE DO CEARÁ EM UMA CAPACITAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

O professor Ailton Moreira Oroense das terras do Guassussê, docente de língua inglesa do campus de Cedro, é o único representante do Ceará em uma capacitação nos Estados Unidos. O curso, previsto para durar dois meses, é voltado para o ensino do inglês como segundo idioma.

A formação é exclusiva para professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e selecionou, por meio de chamada pública, mais de 70 docentes de Institutos Federais de todo o Brasil. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Northern Virginia Community College (NOVA).

Pela primeira vez fora do Brasil, Ailton reconhece a importância da experiência em sua atuação profissional. “A vida acadêmica na NOVA tem sido muito instigante, uma inspiração para o desenvolvimento de ações que fomentem o processo ensino-aprendizagem de inglês em nosso campus”, relata. Ele acrescenta que as aulas buscam explorar contextos situacionais distintos no intuito de avaliar e desenvolver os conhecimentos dos participantes, o que tem ajudado a melhorar não somente o vocabulário, como também a habilidade auditiva por estarem em contato com diversos sotaques.

“Pra mim, essa conquista é de um valor imensurável, pois sou fruto da roça, do trabalho braçal durante toda minha infância e parte de minha adolescência”, afirma o professor. “Após anos de luta e estudos incansáveis, cá estou eu nos 'States', como falamos aqui eu e meus colegas do Nordeste. Acredito que essa experiência terá impacto decisivo sobre nossos alunos no campus Cedro, pois muitos deles, se não a maioria, se enquadram muito bem no meu perfil. Ter chegado até aqui é uma prova concreta de que os IFs não são apenas instituições de instrução, mas também de transformação de vidas e de realização de sonhos.”

Como contrapartida pela participação no programa, os candidatos selecionados deverão atuar por meio de um plano de trabalho, por um período mínimo de um ano, nas ações do Programa Idiomas sem Fronteiras do Ministério da Educação, em sua instituição da Rede Federal ou em outras escolas das redes públicas no Brasil, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos e contribuir com ações e atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Fonte: ifce.edu.br

Em seu facebook o Oroense Ailton Pinheiro Moreira fez um agradecimento especial:


Essa conquista não é só minha, mas sim de um grande número de pessoas que muito me ensinaram e ensinam até hoje! Pessoas que, com sua competência, conhecimento, incrível senso de humanidade e sabedoria, empurraram-me até aqui. Aos familiares, amigos, alunos, colegas de trabalho e à rede de ensino em que atuo, meus mais sinceros agradecimentos e votos de felicidade!

Que possamos continuar caminhando e aprendendo sempre juntos! Que nossos conhecimentos não apenas nos ajudem a crescer, mas também fazer crescer! Que nossas conquistas sejam fomento para as conquistas de outrem! Que nossa felicidade transborde e se espalhe mundo a fora!!!


O portal Orós orgulha-se do nosso povo da nossa gente e o amigo Ailton Moreira Oroense das terras do Guassussê, é um grande exemplo de coragem, determinação e amor a educação. Parabéns e que DEUS o abençoe na terra do tio sam e em toda sua vida. 

Um comentário:

  1. Muito me honra essa missão! Sou eternamente grato a todos que sempre me apoiaram e sempre me fizeram acreditar em meus sonhos! Meu amor por minha terra e por minha gente me instiga a oferecer meu melhor para que todos aqueles que acreditam em seus sonhos possam concretizá-los! Grande abraço a todos em minha casa amada: Guassussê, Orós, Ceará, Brasil!! :D :D :D

    ResponderExcluir