quinta-feira, 4 de abril de 2019

Nível do Rio Coreaú sobe ainda mais e aumenta o risco de águas chegarem à cidade de Granja; famílias são retiradas


O nível do Rio Coreaú subiu ainda mais nesta quinta-feira (4) e faltam 50 cm para que o reservatório transborde a ponto de chegar à cidade de Granja. Pelo menos 18 famílias, que moram nos Bairros Barrocão e Lagoa Grande, na cidade de Granja, Região Norte do Ceará foram retiradas pela Defesa Civil.

O rio subiu 30 centímetros desde esta quarta e está 3 metros e 50 centímetros acima do normal. Aos quatro metros, pode alagar parte da cidade.

A prefeitura municipal autorizou, nesta quarta-feira (3), que as quatro comportas da barragem Lima Brandão, que compõem o rio, fossem fechadas como medida preventiva. Sacos de areia na base da barragem também foram colocados para evitar alagamentos e pontes e passagens molhadas foram interditadas.

As chuvas em Granja seguem, mas como menor intensidade em comparação aos dias anteriores. Entre as 7h desta quarta (3) e as 7h desta quinta-feira (4), a localidade teve 33 mm, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Famílias catalogadas e assistidas
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município de Granja, Francisco Aquino, as famílias foram catalogadas e vão receber assistência da prefeitura. “Temos 18 famílias desalojadas em casas de parentes. Nesta quinta vai ter uma ação social junto com a prefeitura para distribuir cestas básicas para as famílias”, afirmou.

Ainda segundo o coordenador, outras famílias também podem ter saído, mas sem ter passado pelo monitoramento. “Sim nós temos mais famílias, mas isso aí a gente não tem como catalogar nem dizer uma informação precisa, porque sai por conta deles e voltam por conta dele à medida que a água abaixa ou aumenta”, informou.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário