segunda-feira, 27 de maio de 2019

Camilo Santana sanciona Lei que institui 26 de maio como o Dia Martins Soares Moreno

O governador Camilo Santana sancionou a Lei aprovada na Assembleia Legislativa — de autoria do deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT — instituindo 26 de maio como o Dia Martins Soares Moreno, considerado o fundador do Estado do Ceará.

O data passa a integrar o Calendário Oficial das Dadas Comemorativas do Estado, e segundo a Lei, é uma forma de celebração e homenagem a nomeação de Martins Soares como 1º Capitão-Mor da Capitania do Ceará.

Saiba mais:

Martins Soares Moreno era um militar português que defendeu os interesses da coroa portuguesa no Brasil. Ele participou da expedição de Pedro Coelho ao Ceará em 1603 e acabou por se tornar o fundador da capitania em 1612.

Aliado dos índios potiguaras, que habitavam no litoral nordestino, ele estabeleceu laços matrimoniais com Iracema, “a virgem dos lábios de mel”, heroína do romance homônimo, publicado por José de Alencar em 1865.

No ano passado o presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.613/2018 que instituiu o nome de Martins Soares no Panteão dos Heróis da Pátria. Na Lei, ele é definido como “personagem histórico considerado o ‘fundador’ do que é hoje o Estado do Ceará.

Fonte: Ceará News 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário