sexta-feira, 24 de maio de 2019

Idace entrega títulos de terra em Jaguaribe na próxima segunda-feira, 27


A secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) realizam nesta segunda-feira, 27, na cidade de Jaguaribe, solenidade de entrega de títulos de propriedade rural, a partir das 9 horas, no parque de Exposições de Jaguaribe.

O evento vai contar com a presença de autoridades locais, do prefeito, José Abner, do superintendente do Idace, José Wilson, e do secretário executivo da Pesca e do Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei de Souza.

Programa regularização

A iniciativa integra o Programa de Regularização Fundiária, executado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace). Somente nos primeiros quatro meses de 2019, foram entregues 4.833 títulos da terra em todo o Estado e estima-se que até dezembro deste ano outros 15 mil sejam entregues. “Esse programa de Regularização Fundiária começou exatamente quando o governador Camilo Santana era secretário do Desenvolvimento Agrário”, pontua Nelson Martins.

“É o maior programa de Regularização Fundiária rural do Brasil e da América Latina. Já entregamos mais de 80 mil títulos de terra e a grande importância dessa iniciativa é que ele é estruturante para a agricultura familiar. O agricultor que recebe o título consegue receber muito mais benefício do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Temos aí recursos de mais de R$ 3 bilhões, que nesses últimos anos foram viabilizados exatamente porque o agricultor tinha o título de propriedade rural em mãos”, destaca o secretário.

Embora o programa seja conhecido por boa parte dos cearenses, os primeiros títulos de terra para Independência saíram mais tarde após uma negociação entre o cartório de imóveis local e a prefeitura municipal. “A nossa tarefa, além de cuidar do que vinha andando no Estado do Ceará, recaiu sobre mim um compromisso de resolver o mais rápido possível a questão da titulação e confecção dos títulos de imóveis daqui de Independência”, relata o superintendente José Wilson Gonçalves.

“Além da entrega dos títulos pudemos compartilhar outra política importante da Secretaria que diz respeito à organização da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura. Entregamos a três associações kits de ordenha para melhorar a qualidade do leite e isso vai aumentar cada vez mais essa vocação e potencialidade”, conclui De Assis Diniz. Segundo ele, atualmente, o município produz diariamente entre 250 e 300 litros de leite de cabra.

Fonte: Diário Centro Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário