quarta-feira, 10 de junho de 2020

Facção toma territórios para o tráfico de drogas em Fortaleza e comemora soltando fogos de artifício



Nos últimos dois dias, moradores de diversos bairros de Fortaleza ouviram e viram fogos de artifício. Conforme apurado pelo G1, os fogos são para comemorar a tomada de territórios por parte de uma facção criminosa de origem carioca na capital cearense. Foram observadas comemorações nos bairros: Barra do Ceará, Parque Araxá, Vila Velha, Jardim Guanabara e Grande Messejana.

Fontes do setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) afirmam que a facção carioca vem se apossando, principalmente, de territórios que pertenciam a uma organização criminosa cearense.

"Estão ocupando esses territórios e os caras com medo estão aderindo. Eles estão com armamento pesado. Uma parte desse armamento foi trazida de fora do Estado", disse uma fonte da Inteligência, que não quis ser identificada.

Já de acordo com a fonte ligada ao Gaeco, a disseminação da facção carioca por Fortaleza é consequência da desestruturação da facção cearense, que teve suas lideranças presas nos últimos meses.

"Nós imaginávamos que isso iria acontecer a partir do enfraquecimento da facção local. Neste momento da pandemia, com olhares centralizados na Covid-19 eles ficaram à vontade. Precisa haver uma eterna vigilância. Nós iremos para cima, vamos nos unir para combater", disse.

Investigação
Na tarde dessa terça-feira (9), nos arredores do bairro Dionísio Torres policiais diligenciaram após receberem informações sobre um suposto tiroteio. Já na Comunidade das Quadras populares disseram ter se tratado de fogos de artifício comemorando a ação da facção. Um homem identificado como Leonardo Cunha da Silva, de 22 anos, foi preso.

Conforme um policial militar que atendeu a ocorrência, o suspeito confessou a comemoração da tomada da comunidade por um grupo criminoso. Silva ainda tentou fugir pelo telhado de uma residência quando percebeu a presença da Polícia. Com ele foram apreendidos uma pistola, dois celulares, um tablet, quantidade de cocaína e moedas.

A SSPDS informou que Leonardo já tinha antecedentes criminais por roubo e foi autuado em flagrante no 2º Distrito Policial (Aldeota) por tráfico de drogas e porte ilegal de arma restrita.

A Polícia investiga ações na Grande Messejana. Circulam nas redes sociais vídeos com imagens de comemoração da chegada da facção carioca nessa região. A Polícia Civil informou que irá investigar os suspeitos que apareceram em vídeos divulgados nas redes sociais.

Por nota, a SSPDS disse ainda que alguns dos envolvidos já foram identificados e que a Polícia Militar realiza trabalho ostensivo no intuito de capturar os suspeitos. A população pode contribuir com as investigações repassando informações pelo número 181. A Pasta garante sigilo e anonimato do denunciante.



Por G1CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário