quarta-feira, 10 de junho de 2020

Camilo anuncia reforço da fiscalização contra aglomerações em Fortaleza



O Governo do Estado intensificou a fiscalização para evitar aglomerações na capital cearense durante a fase 1 do plano de retomada da economia estadual. A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana, que se disse assustado com as imagens de aglomerações que viu nos dois primeiros dias da nova etapa da reabertura.

Nesta terça (9), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) fechou 11 estabelecimentos comerciais foram no Centro da cidade por funcionamento em horário não permitido (antes das 10h ou após as 16 horas), orientou 46 ambulantes a desocuparem praças e calçadas e atuou em 5 shoppings da cidade para verificar o cumprimento das medidas preventivas.

Os agentes também realizaram o ordenamento de filas de lojas e de agência bancárias, com distribuição de máscaras e de álcool gel 70% e orientações a cerca de 400 pessoas. A ação foi realizada ainda na Av. Beira-Mar, entre o Mercado dos Peixes e a Praia de Iracema.

Desde o dia 1º de junho, 79 lojas foram fechadas por descumprimento ao decreto de isolamento social. Cerca de 2.500 pessoas são abordadas por dia no entorno de agências bancárias e lotéricas. A Agefis também faz a distribuição, diária, de 5.000 máscaras de tecido do projeto “Todos com Máscara”.

Propagação do vírus
O chefe do Executivo estadual ainda ressaltou a importância das medidas de isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus no Ceará.

"Intensificada a ação de fiscalização para evitar aglomerações em Fortaleza, que entrou na Fase 1 do Plano de Retomada Econômica. É fundamental que as pessoas tenham consciência e sigam as regras. A retomada é muito importante, mas só avançará se houver a colaboração de todos. Sair de casa, só quando necessário, e usando máscara", disse Camilo nas redes sociais.

Ele ainda reforçou que o Estado não voltou à normalidade pré-pandemia de covid-19 e que é importante seguir os protocolos de segurança e saúde.

"Não voltamos à normalidade e continuamos em isolamento social. Entramos na fase 1 apenas porque tivemos melhoras nos indicadores de saúde em Fortaleza, mas é importante alertar que nem tudo está autorizado. Nós continuamos em isolamento, com apenas 30% da capacidade no comércio e 40% da força de trabalho", comentou.

Camilo também afirmou que o avanço das fases do plano de retomada dependerá da melhoria dos indicadores de saúde, considerando a contaminação, internações e óbitos causados pelo coronavírus.

Caso os indicadores não apresentem melhora, o Estado poderá suspender o plano de retomada.

"O avanço das fases depende das pessoas respeitarem os protocolos de saúde. É importante que as pessoas só saiam se tiverem de fazer atividades essenciais, como ir à farmácia ou em supermercados", disse o governador.



Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário