terça-feira, 16 de junho de 2020

Prefeitura de Fortaleza lança plataforma de atendimento virtual para pessoas com sintomas de Covid-19



Para fornecer acompanhamento inicial a fortalezenses com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, a Prefeitura lançou, na manhã desta segunda-feira (15), plataforma de atendimento virtual com o objetivo de conectar pacientes e profissionais de saúde em videoconferências. Nomeada 'Atende em casa Covid-19', a nova modalidade, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), foi pensada para adiantar os processos de combate à Covid-19 nas unidades de saúde da Capital.

No momento em que o processo de flexibilização das medidas restritivas é feito de forma gradual na cidade, o gestor conta que estratégias estão sendo pensadas para seguir nas próximas semanas. "A pandemia, se por um lado tem trazido muita preocupação, também tem nos provocado a promover ações preventivas e sociais rápidas”, disse, em coletiva.

"A diferença dessa plataforma é que ela permite o contato direto entre o médico e o paciente. Não é algo gravado, não é texto, é um atendimento em formato de videoconferência", explica Roberto Cláudio.
Ao todo, 50 profissionais, entre médicos e enfermeiros do município, participam do projeto. Destes, parte é dos que estão em regime de home office, trabalhando diretamente das próprias residências por conta de afastamento por conta dos riscos de exposição ao coronavírus ou por outros motivos.

O aplicativo, montado em parceria com instituição de ensino de Fortaleza e empresa de Recife, já está pronto para receber a demanda desde a manhã desta segunda.

De acordo com a secretária Municipal da Saúde, Joana Maciel, a situação epidemiológica vivida em Fortaleza possibilita a tomada de novas ações para cuidados básicos. "Estamos em queda nos registros de casos e de óbitos, mas estamos em momento de observação. Já passamos pela transição, quando saímos do isolamento rígido, mas a população precisa entender que a cidade precisa estar em isolamento social”, ressaltou, também apontando que os hospitais e postos de saúde continuam atentos para os novos casos da doença.

Facilidade
O atendimento virtual pode ser acessado de forma simples, por meio de computadores, celulares ou tablets, explica o coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Rui de Gouveia. Na plataforma, o paciente preenche dados pessoais, como nome completo, endereço e telefone, por exemplo, e aguarda a disponibilidade de algum profissional, seja médico ou enfermeiro. A pessoa que requerer o atendimento em questão deverá informar quais os sintomas percebidos no momento, como tosse ou febre, alguns dos comuns em diagnosticados com Covid-19.

"Como isso acaba se configurando como um teleatendimento, é necessário que esse aparelho tenha uma câmera, para que tanto o médico possa ver o paciente assim como o paciente veja o médico", pontua o coordenador. Ele conta que, entre as vantagens, será possível perceber "se pessoa está muito cansada ou como ela está verificando a temperatura".

"O profissional também poderá observar o padrão de respiração dessa pessoa. Muitas vezes, quando o profissional visualiza isso, pode acabar demandando que essa pessoa vá até uma unidade de saúde", comenta.
Em caso de necessidade de medicação ou acompanhamento contínuo, o paciente será encaminhado para locais próximos de onde vive, indicados durante a consulta de acolhimento.

Exatamente por isso, Rui de Gouveia alerta que "o aplicativo não substitui o atendimento presencial". "O que acontece é o seguinte: quando a pessoa está com algum problema, mas tem receio de sair de casa, e ela visualiza o profissional falando com ela, argumento sobre essa necessidade, ela fica mais confiante e pode procurar auxílio médico com maior agilidade".

Além disso, também enfatiza que a nova plataforma é destinada a todos os públicos. "Qualquer cidadão que estiver com sintomas gripais e está naquela situação: não está grave, mas está na dúvida se vai ou não ao posto de saúde, pode acessar. Muitas vezes as pessoas demoram a ir e os quadros acabam complicando, então quando a gente tem essa ferramenta a pessoa pode acessar imediatamente", finaliza.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário