quinta-feira, 4 de junho de 2020

Recuperados da Covid-19 podem doar plasma ao Hemoce para ajudar no combate à doença



Pessoas recuperadas da Covid-19 podem doar plasma convalescente, um dos componentes sanguíneos, ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) a partir desta quarta-feira (3). O material, cuja doação será realizada na unidade da rede pública da Secretaria de Saúde, pode ser usado em terapia auxiliar para pacientes em estado grave com a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O primeiro critério para a doação é o de que a pessoa em questão deve ter se recuperado há mais de 30 dias da Covid-19. Além disso, não pode apresentar nenhum sintoma restante da doença. Segundo Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce, o plasma pode ser mais um aliado na luta contra as infecções pelo vírus.

“Nós sabemos que a parte líquida do sangue, que é o plasma, tem muitos anticorpos. Então, algumas pessoas que foram infectadas tem quantidades grandes deles e podem ajudar os pacientes que apresentam formas mais graves, por exemplo”, aponta.

De acordo com Brunetta, outras características para os interessados também foram definidas. “Decidimos selecionar doadores sempre do sexo masculino, entre 18 e 60 anos, e que tiveram histórico confirmado por algum tipo de teste, seja PCR, sorologia ou teste rápido”, explica ao também confirmar que amostras de sangue já estão em fase de análise.

Para além dos critérios, a doação deve acontecer em duas etapas no Centro de Hematologia. Inicialmente, uma triagem clínica é feita no doador, sendo possível a coleta de um amostra de sangue para testes e avaliação de anticorpos da Covid-19. Após cerca de dois dias, os candidatos retornam para consulta e, caso não esteja apto para doar o plasma, será convidado para doação de sangue convencional.


Por Mylena Gadelha, G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário