quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Escritor cearense Stênio Gardel é vencedor do National Book Awards, nos EUA

 


O escritor Stênio Gardel, natural da cidade de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, foi o vencedor, na categoria tradução, do National Book Awards, um dos prêmios de literatura mais tradicionais dos Estados Unidos. O anúncio dos vencedores ocorreu na noite desta quarta-feira (15), em uma cerimônia em Nova York, com a presença da apresentadora Oprah Winfrey.

No discurso de vitória, Stênio Gardel agradeceu o prêmio à mãe, Irene. "Ela não está mais entre nós, mas ela sempre acreditou em mim, e eu não estaria aqui sem ela. Ela foi a melhor a mãe e eu sinto muito falta dela."

Stênio venceu com o romance de estreia "A palavra que resta", lançado pela Companhia das Letras em 2021, e traduzido por Bruna Dantas Lobato com o título em inglês “The Words That Remain”. A obra foi publicada nos Estados Unidos pela editora New Vessel Press.

O livro disputou o troféu com outras nove obras originalmente escritas em árabe, holandês, francês, alemão, coreano e espanhol. O prêmio de US$ 10 mil será dividido igualmente entre o autor e a tradutora.

Em "As Palavras que Restam", a história é narrada por Raimundo, um homem de 70 anos que aprende a ler para descobrir o que diz uma carta que o assombrou a vida toda, escrita por Cícero, rapaz que ele amava às escondidas. A carta traz à tona memórias intensas - de seu primeiro amor, de sua criação analfabeta em uma área empobrecida do Brasil e a vida que criou para si após partir.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário