terça-feira, 16 de agosto de 2011

É OFICIAL! Icó contemplado com campus da Universidade Federal do Cariri

Ministro da Educação Fernando Haddad (PT)

Realmente, o sonho virou realidade. Consta no portal do Ministério da Educação (www.portal.mec.gov.br) que a cidade de Icó (CE) foi incluída entre os municípios contemplados com um campus da futura Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), que será sediada em Juazeiro do Norte (CE).

Não poderia ter tido outra data melhor do que este dia 16 de agosto para ter sido anunciada a instalação da Universidade Federal da Região do Cariri, pela presidenta Dilma Rousseff (PT), durante solenidade no Palácio do Planalto, pela manhã desta terça-feira. A data foi exemplar!

Pois é!

Neste mesmo dia (16) foi realizada uma sessão solene em comemoração ao centenário de Juazeiro do Norte no Senado Federal. Já pela manhã, a notícia veio em grande estilo. A cidade de Padre Cícero, seu primeiro prefeito, havia ganho a Universidade Federal do Cariri, com grandes méritos. Dois eventos importantes na mesma data.

Vale frisar que as novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá, onde hoje funciona o campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte, como já dito acima. Ela será instalada na atual estrutura do campus Cariri, que pertence à Universidade Federal do Ceará (UFCE). E Barbalha, Crato, Brejo Santo e Icó foram contemplados com um campus da UFRC. Parabéns à todos estes municípios e Estados.

O prefeito de Icó, Marcos Nunes (PMDB), o secretário de Educação, Getúlio Oliveira, e o deputado estadual, Neto Nunes (PMDB), estiveram presentes durante toda a solenidade e em breve concederão entrevista coletiva exclusiva para a Rádio Papagaio FM, segundo o Blog já apurou, para dar a boa nova ao povo icoense.

Parabéns, Icó! Com o campus da Universidade Federal da Região do Cariri (que deverá ser implantado em três anos), com a Faculdade Vale do Salgado (ligada a Faculdade Leão Sampaio) e com os cursos de extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (URCA), Icó tem tudo para se transformar numa "Cidade Universitária".

O desenvolvimento de uma cidade passa pelo desenvolvimento da Educação. Avante!

Blog do Voltaire Xavier Com informações do portal do Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário