sexta-feira, 7 de agosto de 2015

UFCA DESTACA PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES EM INTERCÂMBIO DE ORÓS E ICÓ

Estudantes da Universidade Federal do Cariri [UFCA] participaram, entre os dias 6 e 16 de julho, do Intercâmbio do Projeto de Extensão “Novos Olhares Sobre o Semiárido Brasileiro: A Ação da Extensão Universitária na Formação para o Desenvolvimento Territorial” nas cidades de Icó e Orós.

A UFCA destacou em seu site, no qual informa que o projeto é uma iniciativa do Observatório de Políticas Públicas para Territórios [OPPTE/UFCA], que faz parte do Instituto de Estudos do Semiárido [IESA] e tem como objetivo debater com os estudantes sobre desenvolvimento territorial, políticas públicas, semiárido e patrimônio.

Um dos pontos principais da iniciativa foi fazer com que todas as atividades acontecessem de modo interativo, integrando ensino teórico com debates realizados nas praças, casarões e sobrados antigos das duas cidades.

“O Intercâmbio de Extensão foi montado de uma maneira que as atividades no observatório pudessem contemplar o debate aprofundado das temáticas, mas de uma maneira leve e descontraída, visto que o evento ocorreu durante das férias de julho”, explica o Diretor do IESA, professor Ives Tavares. Quatro estudantes da UFCA participaram do intercâmbio.

Durante 10 dias, Carlos Alberto da Silva e Estevão Lima Arraes, do curso de Administração Pública; Raylene Araújo Loiola, do curso de Biblioteconomia e Bruna Karina Ferreira, do curso de História realizaram visitas, debates e estudos práticos em campo, “essas ações foram pensadas de modo a contemplar a educação contextualizada, a nossa intenção foi realmente olhar para a cidade sob uma perspectiva inédita” completa o professor.

A experiência resultou na produção de dois resumos produzidos pelos intercambistas que foram enviados para eventos científicos nacionais. “Troca de Saberes, Férias e Atividades de Extensão Universitária: A Ressignificação do Semiárido Brasileiro a partir de Intercâmbios Contextualizados” foi o trabalho submetido ao Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade [EnEPQ 2015], e “Educação Contextualizada para o Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro: O Relato de Experiência do Intercâmbio de Projetos de Extensão da Universidade Federal do Cariri” enviado para o I Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas.

Para a estudante Rayane Loiola, “esta experiência teve um grande impacto na minha opinião sobre os temas abordados. Observar a realidade com outros olhares, com outros conceitos e principalmente comparando na prática tudo o que foi abortado. Uma experiência de profundo conhecimento, principalmente pelo fato de eu nunca ter estudado estes temas".

Carlos Alberto, relata que “ficou compreendido que o semiárido brasileiro é um espaço territorial multidimensional e cultural que vai além de uma terra seca e de um povo marginalizado pelos fenômenos da natureza. As aulas contextualizadas sobre os termos desenvolvimento, território e políticas públicas me fizeram lançar um novo olhar sobre essa região”, finaliza.




Icó é notícia com informações da UFCA Notícias

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